Home / Comunicação / Municípios podem elaborar projetos com viabilidade econômica utilizando ferramenta de transporte

Notícias

26/04/2017

Compartilhe está notícia:

Municípios podem elaborar projetos com viabilidade econômica utilizando ferramenta de transporte

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem acompanhado os debates do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável e o Instituto de Políticas e Transporte e Desenvolvimento. A CNM informa aos gestores municipais que o evento apresentou a ferramenta para avaliação do potencial de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (Dots) em projetos de transporte que pode ser utilizada pelos Municípios brasileiros.

A Confederação lembra que os Municípios estão em fase de revisão dos planos diretores e a integração com o Plano Municipal de Mobilidade garante a viabilidade econômica na execução. Além disso, auxilia os Municípios na captação dos recursos advindos da valorização da região e direcioná-los de modo adequado ao planejamento urbano.

O Dots é uma estratégia de planejamento urbano que visa integrar o uso do solo ao transporte, promovendo áreas urbanas compactas, o uso misto e serviços com distancias caminháveis.

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) define 8 princípios para o Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável:

1 - Compactar: Reorganizar regiões para encurtar viagens

2 - Adensar: Aumentar a densidade no entorno das estações de transporte de alta capacidade

3 - Conectar: Criar redes densas e conectadas de vias e caminhos

4 - Usar Transporte Público: Oferecer sistemas de transporte rápidos, frequentes, confiáveis, integrados e de alta capacidade

5 - Misturar: Estimular o uso misto do solo, para reduzir o número de viagens e estimular um cenário de rua mais vibrante

6 - Pedalar: Dar prioridade o uso da bicicleta

7 - Mudar: Promover mudanças para incentivar o uso de transporte público, a pé ou bicicleta

8 - Caminhar: Criar ambientes que estimulem as pessoas a andar a pé

 

Saiba mais sobre a publicação aqui

 


Notícias relacionadas