Home / Comunicação / Novo hotsite da CNM auxilia gestores a desenvolverem ações em sintonia com os ODS

Notícias

13/11/2017

Compartilhe esta notícia:

Novo hotsite da CNM auxilia gestores a desenvolverem ações em sintonia com os ODS

Mais uma vez, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) inova no suporte oferecido aos gestores municipais brasileiros. Todas as orientações referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram reunidas em uma única página, para facilitar e agilizar o acesso. O novo hotsite traz, entre as ferramentas, a Mandala de Desempenho Municipal.

O intuito é trazer para a realidade dos prefeitos as diretrizes contidas nos 17 ODS e suas 169 metas. Como explica a Confederação, as políticas públicas já abrigam os temas dos ODS, mas se faz necessário sistematizar e, sobretudo, acompanhar essas ações.

No hotsite, os visitantes poderão encontrar diversas notícias a respeito dessa pactuação global e descobrir a importância de se aplicar os ODS nos Municípios. A CNM elaborou um passo a passo, composto por sete itens, que pode auxiliar os prefeitos a incorporarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no planejamento local.

Entre as sugestões, está a sensibilização da comunidade e fazer um levantamento da situação atual do Município em relação aos ODS. Para auxiliar os gestores, a entidade oferece a Mandala de Desempenho Municipal. Por meio de um conjunto de indicadores, a ferramenta consegue emitir um retrato do grau de convergência das políticas locais com os ODS, observando dados da própria cidade e oferecendo um comparativo com cidades de porte semelhante.

Os gestores que tiverem dúvidas, ou necessitarem de publicações sobre o tema, encontram no menu ODS na prática um conjunto de materiais técnicos, links úteis e ainda boas práticas. A proposta do site é oferecer todo o apoio para que os Municípios somem esforços nos avanços da Agenda 2030.

Atuação municipalista

Uma área do hotsite foi dedicada para detalhar o trabalho de articulação desenvolvido pela entidade dentro desse tema, do qual faz parte o projeto Localizando os ODS no Brasil. Em parceria com o Programa de Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART-Pnud), o projeto capacita os Municípios para atuarem de modo preciso na implementação dos Objetivos.

Além dele, a CNM atua como representante dos Municípios na Comissão Nacional para os ODS. Criado neste ano, o grupo discute estratégias e instrumentos de apoio à implementação da Agenda 2030, que tem como parte os ODS.

Conheça o hotsite aqui e saiba mais

 


Notícias relacionadas