Home / Comunicação / Novos Gestores Sudeste: Turismo e Agricultura compõem plenária do último dia

Notícias

28/10/2016

Compartilhe está notícia:

Novos Gestores Sudeste: Turismo e Agricultura compõem plenária do último dia

Após dois dias de diálogo com os futuros prefeitos da região Sudeste, o Seminário Novos Gestores continuou sua programação, agora voltada para as áreas técnicas. Nesta sexta-feira, 28 de outubro, os participantes do evento ouviram apresentações sobre Turismo e Agricultura.

O turismo, como destacou o consultor da entidade, Mário Nascimento, anda esquecido, mas é uma área importante para os Municípios brasileiros. “O turismo é a atividade que mais gera emprego no mundo. Ele movimenta mais de 50 áreas”. Ele citou como exemplo a relação direta da área com o setor hoteleiro e alimentação.

Mário Nascimento também orientou os gestores dos quatro Estados da região a fazerem um levantamento da área de turismo em suas respectivas cidades. Para ele, após esse diagnóstico inicial, é possível começar a desenvolver ações e mesmo criar uma cadeia de valor do turismo.

Como sugestão, ele mencionou a criação de rotas turísticas, que já fazem parte da realidade de alguns Municípios mineiros. “A regionalização do turismo é uma forma de vocês atuarem. Consultem as associações locais de turismo, conversem com outros Municípios e vejam a possibilidade de criar uma rota turística entre as cidades”.

Agricultura

O consultor deu continuidade à apresentação trazendo questões importantes da área de Agricultura como o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Programa Garantia-Safra. De acordo com ele, “a agricultura é mais uma injeção na veia do Município para gerar emprego e renda”.

Sua fala frisou a valorização dos pequenos produtores, como forma de agregar valor tanto ao Município quanto à comunidade. Nascimento acredita que as duas áreas, Turismo e Agricultura, estão relacionadas. Entre os exemplos, o consultor falou sobre a produção de queijos e cachaça no Estado de Minas Gerais.

Outros temas

A programação do Seminário Novos Gestores continuou com apresentações de outras áreas técnicas, além dos balcões de atendimento e os stands na Feira do Conhecimento.

 


Notícias relacionadas