Home / Comunicação / Pesquisa: CNM disponibiliza questionário sobre do Mapa do Turismo Brasileiro

Notícias

30/05/2017

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa: CNM disponibiliza questionário sobre do Mapa do Turismo Brasileiro

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realiza pesquisa sobre o novo mapeamento feito pelo governo federal para composição do Mapa do Turismo Brasileiro. A entidade destaca a importância de os gestores municipais participarem do levantamento a fim de possibilitar conhecer a realidade vivenciada pelos Municípios e traçar estratégias de ação junto ao Ministério do Turismo (MTur). O questionário é online e pode ser respondido até o dia 26 de junho.

Entre as questões abordadas pela entidade está o entendimento do gestor municipal acerca das informações repassadas sobre o Mapa do Turismo pelo interlocutor da regionalização do estado. Busca-se, nesse item, verificar se o Município foi contatado e recebeu informações claras e precisas sobre o assunto.

Além disso, o questionário permite aos gestores apontarem as dificuldades enfrentadas em relação ao tema. Podem ser elencados, ainda, outros assuntos da área de Turismo que são de interesse das administrações municipais.

A pesquisa é destinada a secretários e prefeitos e será encaminhada pela CNM por meio de mailing.

Sobre o Mapa do Turismo
O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta para definir a estratégia de atuação do MTur. Acatando ao pleito encaminhado pela CNM, o plano Brasil + Turismo estabeleceu a atualização da ferramenta a cada dois anos, respeitando o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais e dos governadores estaduais e do Distrito Federal. De acordo com o mapa, o Brasil conta com 2.175 Municípios divididos em 291 regiões turísticas.

Entre as regras estabelecidas pelo MTur para que o Município seja incluído no Mapa estão: possuir órgão responsável pela pasta de turismo e destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente. Além disso, o Município deve apresentar o Termo de Compromisso assinado por prefeito municipal ou dirigente responsável pela pasta de turismo - conforme modelo disponibilizado no Sistema, aderindo de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.

Leia mais:
Municípios têm até 31 de maio para entregar documentos para novo Mapa do Turismo Brasileiro


Notícias relacionadas