Home / Comunicação / Por conta de baixa umidade do ar, Municípios do TO entram em alerta amarelo

Notícias

13/07/2017

Compartilhe está notícia:

Por conta de baixa umidade do ar, Municípios do TO entram em alerta amarelo

Com a estiagem, o problema da baixa umidade do ar começa a preocupar à população de várias cidades do Tocantins. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a lista dos Municípios tocantinenses que estão em alerta amarelo, ou seja, umidade do ar variando entre 20% e 30%.

São quase 60 Municípios com alerta. A umidade registrada representa menos da metade do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60%. A lista completa das cidades pode ser encontrada no site do Inmet.

O alerta vale para as regiões central e sul do Estado. As maiores cidades afetadas são Palmas, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. As temperaturas máximas na região ficam entre 31ºC e 33ºC.

Na escala da Defesa Civil Estadual, o estado ainda é de atenção. O estado de alerta só é declarado quando a umidade fica entre 20% e 12%. Abaixo disso, já é considerado estado de emergência. A orientação para a população é de evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, beber muita água para se manter hidratado, usar protetor solar e evitar ações que possam provocar queimadas, que agravam ainda mais a situação neste período do ano.

Além do Tocantins, o alerta também é válido para partes do Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Distrito Federal.

Confira aqui aqui os Municípios em alerta.

Agência CNM, com informações do G1


Notícias relacionadas