Home / Comunicação / Prefeito de Vinhedo (SP) destaca ações na gastronomia que contribuem para o desenvolvimento do Turismo

Notícias

01/09/2017

Compartilhe esta notícia:

Prefeito de Vinhedo (SP) destaca ações na gastronomia que contribuem para o desenvolvimento do Turismo

“A gastronomia é um chamariz para atrair o turismo e gerar outras fontes de renda para o Município”. A definição é do prefeito da cidade paulista de Vinhedo, Jaime Cruz, que visitou a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e elencou algumas iniciativas que foram feitas na sua região para o incremento de receitas e contribuir com a gestão municipal.

O gestor destacou que o seu Município começou a ser conhecido pela variedade gastronômica com a oferta de estrutura, qualificação de profissionais e a realização de eventos com variedades na culinária. De acordo com Cruz, a cidade tem promovido festivais gastronômicos que enaltecem a cultura de vários países. Entre eles, são servidos em restaurantes pratos típicos da Itália, Japão e Portugal.

A cultura local não poderia ficar de fora. O prefeito ressaltou que realizou neste ano mais uma edição da festa do milho, bem como outras comemorações das comunidades do Município. Além disso, já existe um planejamento que vai definir o calendário de um festejo muito importante e conhecido no Município: a festa da uva. No ano passado, o evento atraiu mais de 400 mil pessoas que, além do evento, lotaram restaurantes e outros estabelecimentos do comércio. Além da festa da uva, o armazenamento e o processo de produção do vinho são outras opções que costumam motivar os visitantes e impulsiona o turismo rural em Vinhedo. Diante de tantas opções para os turistas, o prefeito informou que está criando o plano municipal de turismo que pretende gerir melhor as ações.   

Convênios  

Acompanhado de uma comitiva de assessores, o prefeito também aproveitou a visita à Brasília para conhecer mais sobre as ferramentas que a Confederação oferece aos gestores sobre convênios e que são relevantes para os gestores municipais. Ele espera utilizá-las em ações no Município de Vinhedo.  “Viemos aqui ter uma orientação para que o Município tenha agilidade para ver os seus convênios. A CNM tem uma plataforma muito boa de filtro pretendemos adotá-las na nossa cidade”, explicou.

A CNM começou a publicar nesta semana uma série de matérias que irão trazer receitas ilustrativas de cada região brasileira. O objetivo é auxiliar os Entes no desenvolvimento de ações voltadas à culinária. Também estiveram na sede da CNM assessor Jurídico de Vinhedo, Luiz Fernando Biasi; e o diretor de convênios, Márcio Aprígio.   


Notícias relacionadas