Home / Comunicação / Prefeitos vão ao Congresso articular ações contra corte de verbas da adutora de Pajeú

Notícias

27/09/2017

Compartilhe esta notícia:

Prefeitos vão ao Congresso articular ações contra corte de verbas da adutora de Pajeú

Comitiva de prefeitos pernambucanos e paraibanos, auxiliada pela equipe técnica de Defesa Civil e pela Assessoria Parlamentar da Confederação Nacional de Municípios (CNM), foi ao Congresso Nacional para conversar com parlamentares peças-chave na articulação de ações políticas que podem evitar a paralisação das obras da adutora de Pajeú, que, uma vez concluída, garantirá o abastecimento de água a 28 Municípios da região.

Acompanhado dos deputados Hugo Motta (PMDB-PB) e João Fernando Coutinho (PSB-PE), o grupo se reuniu na tarde desta quarta-feira, 27 de setembro, com o relator da Comissão Mista de Orçamento, deputado Cacá Leão (PP-BA). O pleito dos Municípios foi apresentado por Motta, que falou sobre o problema da seca e o custo que acarreta às administrações municipais. Ainda citou especificamente as péssimas consequências que podem gerar aos Municípios, caso o orçamento destinado as obras da adutora sejam contingenciados.

“Os prefeitos querem a antecipação do cronograma de obras. Eles não têm mais como esperar, a situação é gravíssima”, disse Motta.

O deputado ainda pediu ao relator garantia de que o orçamento às obras esteja garantido para o ano que vem. “O que falta agora é o orçamento, o projeto já está todo licitado. A nossa prioridade é a água”, disse ele.

A fim de propor estratégias de ação para evitar o corte dos recursos para as obras contra a seca da região, Coutinho afirmou que proporá à bancada de Pernambuco colocar emenda impositiva ao Orçamento para garantir recursos à adutora.

Palavra do relator
Leão disse ser sensível à causa dos prefeitos, uma vez que os Municípios de seu Estado passam pelo mesmo problema e, por isso, se comprometeu a agir em favor dos Municípios reclamantes. “Tenho certeza que esse orçamento não virá zerado. É um problema sério que sensibiliza todos nós”, disse ele.

“A gente vai fazer o máximo para atender à demanda de vocês. Boa vontade não vai faltar para a gente”, disse o relator.

WhatsApp Image 2017 09 27 at 18.51.14Senado envolvido
Os prefeitos ainda encontraram com o senador Armando Monteiro (PTB-PE) para envolver as bancadas estaduais do Senado na causa. “Tenho total solidariedade à essa agenda”, afirmou o senador.

“Quero fazer essa articulação com a bancada de Pernambuco e da Paraíba. Ofereço minha disposição para reunir os senadores das bancadas e ir até o presidente Temer”, disse ele.

Informado pelos prefeitos de reunião agendada com o presidente da República, Michel Temer, para tratar sobre o descontingenciamento da verba destinada à obra, marcada para a próxima terça-feira, 3 de outubro, o senador disse que estará presente.

Leia também:

Prefeitos, vereador e parlamentares se unem para garantir recursos e a conclusão da adutora de Pajeú

Ministro recebe Municípios que pedem descontigenciamento de recursos para obras da adutora do Pajeú

Na sede da CNM, prefeitos se reúnem com Dnosc para tratar de paralisação das obras de Pajeú


Notícias relacionadas