Home / Comunicação / Prefeitura paraense exibe ações de sustentabilidade em desfile escolar

Notícias

06/09/2017

Compartilhe esta notícia:

Prefeitura paraense exibe ações de sustentabilidade em desfile escolar

O Dia da Independência do Brasil foi celebrado em Barcarena, no Pará, com um desfile que chama atenção para um dos temas em evidência na agenda internacional. Na manhã desta quarta-feira, 6 de setembro, cerca de sete mil alunos da rede municipal de ensino fizeram um desfile com o tema “sustentabilidade: plante essa ideia”.

A apresentação ocorreu na Avenida Cronge da Silveira, que fica na orla da cidade. O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, deu as boas-vindas aos estudantes, professores, pais de alunos e público em geral destacando a importância do evento.

Também estiveram presentes o vice-prefeito da cidade, Paulo Alcântara, secretários, vereadores e representante da Polícia Militar. “Esse desfile é uma mensagem de futuro para Barcarena, para o Pará e para o Brasil”, disse a secretária de Educação do Município, Ivana Ramos, ao declarar aberto o desfile da Semana da Pátria.

Crianças das escolas do Cafezal e Nossa Senhora da Conceição exibiram uma coreografia para refletir sobre a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município.

No desfile foram apresentados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que trazem como um dos itens acabar com a pobreza e promover uma educação inclusiva. A mensagem por um futuro sustentável ficou visível nos cartazes, faixas e até nas roupas das crianças. O desfile também fez apelos para o cuidado com a natureza, a correta destinação do lixo e a preservação da cultura local.

Entenda

Os ODM fizeram parte de um movimento internacional, lançado pelas Nações Unidas, para melhorar a qualidade de vida no planeta. E, recentemente, foram reformulados transformando-se nos ODS. Barcarena é uma das cidades brasileiras que vem desenvolvendo um conjunto de ações para incorporar essas diretrizes no planejamento municipal.

Por entender a importância do tema, a Confederação lançou o projeto Localizando os ODS no Brasil, em parceria com o Programa de Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART Pnud). O intuito é sensibilizar os governos locais brasileiros para a adoção da agenda, além de oferecer ferramentas que possam contribuir para incorporação dos ODS nas políticas públicas locais.

A primeira etapa do projeto contou com o lançamento de dois guias técnicos e a Mandala de Desempenho Municipal, ferramenta que serve para auxiliar no monitoramento dessa agenda. A segunda etapa está sendo redigida e inclui o lançamento de um site no próximo mês. O tema dos ODS também vem sendo trazido para os eventos promovidos pela entidade. Por exemplo, o Diálogo Municipalista em Natal (RN), que ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro.

Confira a programação aqui e saiba mais


Notícias relacionadas