Home / Comunicação / Presidente da Amupe destaca importância dos ODS em entrevista para jornal estadual

Notícias

01/09/2017

Compartilhe está notícia:

Presidente da Amupe destaca importância dos ODS em entrevista para jornal estadual

Presidente da Associação de Municípios de Pernambuco (Amupe), o prefeito de Afogados da Ingazeira (PE), José Patriota, concedeu entrevista ao colunista Renato Raposo, do jornal Folha de Pernambuco, em que contou sobre sua experiência como um dos prefeitos representantes dos Municípios na Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Presidência da República. Patriota, em conjunto com segundo-vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marcel Micheletto, também prefeito de Assis Chateubriand (PR), são os representantes da entidade municipalista na Comissão.

Na entrevista, Patriota destacou a importância dos objetivos para a construção de um mundo mais sustentável para as gerações futuras. Ao todo, são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que compõem uma agenda global lançada pelas Nações Unidas para a construção de um ambiente mais inclusivo, que respeite os limites do planeta terra e assegure a preservação de recursos naturais e uma maior inclusão das minorias e, assim, as gerações futuras possam ter um melhor ambiente.

XI Cumbre Hemisférica de Alcaldes
Durante os dias 23 a 25 de agosto, ocorreu na cidade de Pachuca, México, a XI Cumbre Hemisférica de Alcaldes, um dos maiores eventos do municipalismo latino-americano com representantes de todos os países do continente, além de importantes autoridades de organismos internacionais, como a Rede Mundial de Governos Locais Unidos, aComissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Na ocasião, o prefeito pernambucano realizou apresentação no Foro de Experiências Exitosas sobre a ação dos ODS e iniciativa implementada em seu Município, localizado em região de seca, para ter acesso à água.

CNM e os ODS
A Confederação lançou em parceria com o Programa de Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART Pnud) com o objetivo de sensibilizar os governos locais brasileiros para a adoção da agenda, bem como desenvolver ferramentas que os auxiliem na integração dos ODS nas políticas públicas locais.

A primeira etapa do projeto lançou dois guias para a conscientização e a integração dos ODS nas políticas públicas municipais, além da Mandala de Desempenho Municipal, uma ferramenta para auxiliar os gestores no monitoramento dessa agenda. A segunda etapa está sendo redigida e inclui o lançamento de um site ainda no próximo mês.

Leia a reportagem e assista o vídeo na íntegra aqui.

 


Notícias relacionadas