Home / Comunicação / Programa Criança Feliz foi debatido em Roda de Conhecimento desta quinta

Notícias

13/04/2017

Compartilhe está notícia:

Programa Criança Feliz foi debatido em Roda de Conhecimento desta quinta

O Programa Criança Feliz foi a pauta do Roda de Conhecimento – promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) – na manhã desta quinta-feira, 13 de abril. O debate, comandado pela área de Assistência Social, discutiu as contrapartidas do programa para os Municípios que aderirem.

A técnica da Assistência, Tallyta Costa, e a consultora Rosângela Ribeiro mostraram dados do estudo feito pela CNM em que avaliou os contrastes existentes no programa. O estudo, divulgado em março pela entidade, calculou o porcentual de investimento do governo federal em relação ao custo real aos Municípios.

Hoje, durante o Roda de Conhecimento as especialistas da CNM explicaram aos participantes do evento que de acordo com o estudo: “A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017 prevê a autorização de aproximadamente R$ 328 milhões para as ações do Programa Criança Feliz neste ano. No entanto, estimativa da CNM, que considerou duas hipóteses de remuneração aos profissionais, aponta que os Municípios que aderirem ao programa gastarão, no mínimo, mais do que o dobro do valor repassado pelo governo federal apenas com a folha de pagamento as equipes de referência”.

Percepções do evento
Estavam presentes as secretárias de Saúde e de Assistência Social do Município de Corrente (PI), Sinara Cibele Nogueira e Ianê Mascaranhas, e o gestor de convênios de Xique-Xique (BA), André Fernandes de Souza.

A Assistente Social, Sinara Cibele Nogueira, lamentou que “no nosso Municípios já aderimos o programa, e agora vamos fazer uma análise geral do programa. Mas pelo que nos foi apresentado aqui já entendemos que é inviável a execução dele”.

De acordo com a secretária de Saúde, “gostei muito desse evento, principalmente por se tratar de um programa novo e que a gente não tem muito conhecimento sobre ele. Aqui hoje esclarecemos muitas coisas e que vamos levar para ser debatido no nosso Município”.

O gestor de convênios, André de Souza, destacou que “desde de janeiro que estou trabalhando na prefeitura que venho acompanhando o trabalho da CNM. Acesso o site da CNM todos os dias, são muitas informações importantes para todas as áreas. A CNM tem um leque de assuntos muito grande e que são excelentes no nosso trabalho”.

Leia também:

Criança Feliz: estudo da CNM aponta graves problemas no novo programa do governo


Notícias relacionadas