Home / Comunicação / Programa de cooperação internacional tem 149 Municípios e consórcios brasileiros inscritos

Notícias

03/08/2017

Compartilhe esta notícia:

Programa de cooperação internacional tem 149 Municípios e consórcios brasileiros inscritos

O prazo de inscrições de Municípios e consórcios intermunicipais brasileiros no Programa Internacional de Cooperação Urbana Internacional (IUC-LAC) da União Europeia se encerrou no dia 30 de julho. A convocatória contou com a inscrição de 149 Municípios e consórcios do Brasil, considerada pela equipe do programa um sucesso.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia o Programa e reitera sua parceria com a União Europeia. Para a entidade, a iniciativa trará importantes benefícios aos Municípios brasileiros. Destaca-se que, nas próximas semanas, será formado um comitê – do qual a Confederação fará parte – para a escolha das propostas que serão comtempladas. O resultado deverá ser anunciado em setembro.

A ideia do Programa é estabelecer acordos de cooperação internacional entre cidades latino-americanas e europeias em temas de desenvolvimento urbano sustentável. Além do Brasil, nessa etapa do programa, houve edital para seleção de cidades na Argentina. Nos próximos meses, serão selecionados Municípios na Colômbia, no Chile e no Peru.

Além desses editais, o Programa prevê outras duas vertentes de ação. No âmbito do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, o IUC-LAC objetiva engajar governos locais de todo o continente latino-americano na redução das emissões de gases que causam alterações climáticas. Já na vertente de cooperação entre regiões, a meta é estabelecer acordos para implementação de estratégias de inovação pelo desenvolvimento local e regional.

Para saber mais sobre o Programa, acesse a página no Facebook aqui


Notícias relacionadas