Home / Comunicação / Relator da reforma tributária destaca importância de o país avançar no debate

Notícias

17/05/2017

Compartilhe está notícia:

Relator da reforma tributária destaca importância de o país avançar no debate

Dando continuidade ao painel O Brasil em Reformas, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) – relator da reforma tributária na Câmara – falou nesta quarta-feira, 17 de maio, sobre a importância de mudanças no sistema tributário brasileiro. A apresentação faz parte da programação principal da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O parlamentar traçou o histórico das reformas, a partir de 1965, quando foi criado o sistema tributário em vigência. Ele apontou, ainda, que, depois da Constituição Federal, foram realizadas 73 mudanças em dispositivos relativas ao tema, mas que há ainda muito a avançar para diminuir as desigualdades e a concentração de recursos.

O parlamentar também destacou que a União vem transferindo cada vez mais atribuições aos Entes locais. E destacou que essa é, para ele, a reforma mais importante para o crescimento do país. “Estou colocando na agenda nacional a mais importante das reformas”, disse. “A mãe da reforma é a tributária, porque mexe com toda a sociedade, ela gera emprego, ela gera riqueza para todos os cidadãos brasileiros”, completou Hauly

“O Brasil pune os trabalhadores com a maior carga tributária do mundo”, frisou o parlamentar. Ele citou estudos que apontam quanto tem de carga tributária aqueles que possuem rendas mais baixas. “Pasmem, aqueles que têm dois salários mínimos tinham em 2004 48,8% de carga tributária. Quem ganha 20 salários mínimos tinha 26%”, alertou.


Notícias relacionadas