Home / Comunicação / RPPS pauta debate de arena técnica das áreas de Contabilidade e Previdência

Notícias

16/05/2017

Compartilhe esta notícia:

RPPS pauta debate de arena técnica das áreas de Contabilidade e Previdência

Com o tema Gestão Sustentável dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), as áreas técnicas de Contabilidade Pública e Previdência Social realizaram arena durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Em uma apresentação concorrida, os gestores municipais que que participaram do evento puderam esclarecer dúvidas acerca de questões importantes para as administrações locais. O debate teve início às 14 horas desta terça-feira, 16 de maio.

 

A pesquisadora em Contabilidade e professora da Universidade de Brasília (UNB), Diana Lima, falou aos participantes sobre um novo projeto que será implementado: o RPPS 180°. Segundo ela, a proposta da entidade é apoiar os municípios no processo de readequação do regime próprio.

 

A renegociação da dívida previdenciária foi tema de conversa entre o consultor da CNM, Sérgio Aureliano, e os gestores que participaram da arena. Ele falou que o Município que fizer a renegociação terá uma redução de aproximadamente 30% da dívida.

 

Aureliano também alertou que o ideal aos Entes locais seria o encontro de contas entre a União e os Municípios, mas que a medida vai representar um alívio aos gestores. “Tem Municípios que não têm condições de pagar a dívida em 60 parcelas”. O consultor esclareceu que o parcelamento também vale para os Municípios que possuem regime próprio.

 

Para o prefeito de Catu, na Bahia, Geranilson Requião, o debate é importante para a gestão local. Ele apontou que a renegociação da dívida será muito importante para a administração, que tem o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), “Esse parcelamento representa um alívio para o Município”, destacou.

 

Outros assuntos também foram debatidos pela entidade durante a arena.


Notícias relacionadas