Home / Comunicação / Secretários e representantes de entidades destacam importância Turismo para os Municípios

Notícias

08/05/2018

Compartilhe esta notícia:

Secretários e representantes de entidades destacam importância Turismo para os Municípios

Secretários municipais e representantes de entidades ligadas ao Turismo estiveram na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os visitantes foram recebidos pela técnica de Turismo da entidade, Marta Feitosa, e trataram questões inerentes ao desenvolvimento do Turismo, à realização da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, à importância de profissionais capacitados para as atividades turísticas e celebraram o Dia Nacional do Turismo, comemorado nesta terça-feira, 8 de maio.

O secretário de Turismo do Município de Macapá, no Amapá, Sandro Belo, destacou a importância da data. Para ele, essa é uma oportunidade de conscientização e de redefinir diretrizes nas ações turísticas. “É um momento de reflexão, de analisar atitudes, as gestões, os projetos e cada vez mais valorizar essa atividade. O Brasil tem um potencial enorme no setor de Turismo”, argumentou.

O secretário ainda reforçou a importância desse tema fazer parte da programação da Marcha. O representante municipal entende que a busca de conhecimento no evento será fundamental para os participantes. “Em especial na área do Turismo, nós temos o Plano Nacional do Turismo e os programas de regionalização que são importantes serem inseridos nos Municípios. Todos os gestores que participarem com certeza terão uma orientação para estar trabalhando no dia a dia nos seus Municípios e alcançarem os seus indicadores necessários de desenvolvimento”, disse.

Desenvolvimento econômico
O fomento à economia foi outro ponto levantado pelos participantes. A presidente do Fórum Regional de Turismo do Extremo Oeste (Fortexo), Rosana Lima, fez a defesa da atividade turística como forma de desenvolvimento do Município. “Nós sabemos que a atividade turística gera qualidade de vida, melhoria na infraestrutura das cidades além de oportunidades de negócio, de empreendedorismo, de emprego e de renda”, ressaltou.

Ela defendeu também a presença de profissionais qualificados no planejamento de ações que possam fortalecer as atividades turísticas nas cidades. “A parte técnica é fundamental. Precisa ter pessoas que conheçam o turismo a fundo, que tenham estudado o turismo como ciência”, disse.

Esse entendimento foi endossado pela presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e profissionais em Turismo (Abbtur-CE), Socorro Abreu. “O Brasil precisa realmente de profissionais para desenvolver todo esse potencial turístico”, destacou.

Por fim, a secretária de Turismo, Cultura e Comunicação da cidade de Acaraú, no Ceará, Márcia Andrade, defendeu que os gestores precisam ter a atividade turística como prioridade. “O Turismo alavanca muita coisa para o Município. É muito importante os gestores terem um olhar bem diferenciado, um olhar com carinho para o Turismo”, reforçou.

A área técnica de Turismo da CNM vai ministrar um painel dentro da programação da Marcha. O evento acontece entre os dias 21 e 24 de maio em Brasília. Clique aqui para fazer a sua inscrição.


Notícias relacionadas