Home / Comunicação / Sistemas inovadores devem prevenir desastres naturais na região Norte

Notícias

30/08/2017

Compartilhe esta notícia:

Sistemas inovadores devem prevenir desastres naturais na região Norte

Uma iniciativa estadual e outra federal devem prevenir desastres naturais na região Norte do país. A Defesa Civil de Manaus (AM) criou um mecanismo para monitorar todas as áreas da capital onde há possibilidade de deslizamentos e desabamentos. Além disso, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa, lançou site com informações sobre riscos de enchentes e tempestades na Amazônia.

De acordo com o último levantamento da Defesa Civil de Manaus e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), mais de 800 moradias estavam vulneráveis e em áreas de risco geológico muito alto – a maioria concentrada nas zonas norte e leste. Para atualizar esse mapeamento, os dois órgãos iniciam vistorias que vão servir para a elaboração da Carta Geotécnica de Manaus.

Já o chamado Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro) reunirá em página online, acessível no site do Censipam, informações como o nível dos rios e dos reservatórios de água das usinas hidrelétricas em funcionamento na Amazônia. Também deve apresentar alertas sobre o volume de chuva nas diversas bacias hidrográficas; descargas atmosféricas; formação de nuvens e alagamentos e inundações; e alertas sobre fenômenos naturais previsíveis, como tempestades, inundações, secas e outros fenômenos.

A expectativa é de que a possibilidade de obter informações em tempo real beneficie as Defesas Civis dos três níveis da administração pública – federal, estadual e municipal –, que poderão adotar as providências necessárias e alertar a população e outros órgãos do governo sempre que houver uma ameaça.

Agência CNM, com informações da EBC


Notícias relacionadas