Home / Comunicação / Transformação digital do Brasil é tema de consulta pública; prazo para participar é 31 de agosto

Notícias

02/08/2017

Compartilhe esta notícia:

Transformação digital do Brasil é tema de consulta pública; prazo para participar é 31 de agosto

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) abriu consulta pública para receber contribuições sobre a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. O documento-base da estratégia está disponível para quem se cadastrar para participar da consulta. O prazo para enviar as sugestões é dia 31 de agosto. Após inserir as contribuições da população, o documento deve ser encaminhado até o final do ano para a Casa Civil.

O documento-base foi produzido por um grupo interministerial que debateu o tema em 18 reuniões. Cerca de 130 especialistas foram ouvidos pelo governo durante a elaboração. O documento prevê cem ações de interesse do poder público, dos cidadãos e do setor privado. Entre as medidas, está a que inclui o relaxamento de barreiras regulatórias.

Além disso, as propostas incluem levar banda larga a 25 mil escolas públicas, com velocidade de conexão definida a partir do porte da instituição. Hoje, apenas 59% das escolas públicas de ensino básico têm acesso à internet, sendo 24% delas na região rural. Também há propostas de melhorar a conectividade de empresas de telemarketing, e de ampliar para duas mil indicações de serviços no portal do governo federal e, ainda, investir em 200 startups digitais por ano.

De acordo com a equipe que desenvolveu o documento, o fluxo de dados no mundo aumentou 40 vezes entre 2005 e 2012. Assim, além de buscar igualar as políticas de tecnologia do país às globais, a estratégia contribui para a recuperação da competitividade brasileira

Agência CNM, com informações da Agência Brasil


Notícias relacionadas