Home / Comunicação / Vendas no varejo caem 1,9% entre fevereiro e março, diz IBGE

Notícias

11/05/2017

Compartilhe está notícia:

Vendas no varejo caem 1,9% entre fevereiro e março, diz IBGE

Em março deste ano, o comércio varejista apresentou uma queda de 1,9% tanto no volume de vendas quanto na receita nominal, frente a fevereiro. Esse já é o segundo mês consecutivo com registro de recuo. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 11 de maio.

O levantamento também compara os dados com o mês de março de 2016, onde o varejo nacional apresentou redução de 4%, em termos de volume de vendas. De acordo com a série histórica, essa já é a 24ª taxa negativa seguida nessa comparação.

Ainda de acordo com o balanço, o comércio varejista acumulou redução de 3,0% nos três primeiros meses de 2017 e taxa acumulada nos últimos 12 meses de -5,3%. Já a receita nominal de vendas apresentou, em março de 2017, taxas de variação de -2,0% em comparação ao mesmo período de 2016, de 0,5% no acumulado no ano e de 3,5% nos últimos 12 meses.

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, voltou a registrar variação negativa para o volume de vendas sobre o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal (-2,0%), após quatro meses seguidos de resultados positivos.

Em relação à receita nominal, o decréscimo em março de 2017 em relação a fevereiro foi de 2,3%. No comparativo com março de 2016, o comércio varejista ampliado apresentou recuo de 2,7% para o volume de vendas e queda de 1,2% para receita nominal. No que diz respeito às taxas acumuladas, os resultados foram de -2,5% no ano e de -7,1% nos últimos 12 meses, para o volume de vendas, enquanto para receita nominal as taxas ficaram em -0,1% e -0,5%, respectivamente.

Acesse a publicação completa da pesquisa aqui

Agência CNM, com informações do IBGE

 


Notícias relacionadas