Home / Comunicação / Vice-presidente da Confederação recebe prêmio em Genebra

Notícias

18/12/2017

Compartilhe esta notícia:

Vice-presidente da Confederação recebe prêmio em Genebra

O 2º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marcel Micheletto, recebeu prêmio internacional entregue pela Cúpula Mundial da Família 2017. O título foi recebido como resultado do projeto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Municípios do Paraná. O vice-presidente também é presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), além de prefeito de Assis Chateubriand.

O Paraná é referência mundial no tema, já que desenvolve ação de engajamento dos prefeitos em relação aos 17 ODS, que integram agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. A agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

“É com orgulho que integro essa missão oficial, juntamente com o governador Beto Richa e demais autoridades paranaenses. Este prêmio engrandece as prefeituras e o Paraná”, disse Micheletto, que também é titular da CNM na Comissão Nacional dos ODS, durante a cerimônia ocorrida dia 14 de dezembro.

Além de Micheletto, receberam o prêmio o governador Beto Richa; o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; o conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná Fernando Guimarães; o presidente da Copel, Antônio Sérgio Guetter; e a conselheira de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná e integrante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Keli Cristina de Souza Gali Guimarães. A premiação foi conduzida pela presidenta da Organização Mundial da Família, a brasileira Deisi Kusztra.

Agenda 2030
Na Agenda são previstas ações mundiais como erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Engajada no tema, a CNM apresenta aos gestores municipais um novo portal que traz informações sobre os ODS. Reunidas em uma página só, o portal que traz orientações sobre o tema, com acesso fácil e rápido. No portal é possível, ainda, ter acesso a Mandala ODS, que é um aplicativo que possibilita diagnosticar, monitorar e avaliar o desempenho dos Municípios brasileiros quando ao nível do alcance da Agenda 2030 e dos ODS.

Agência CNM com informações da AMP


Notícias relacionadas