Home / Comunicação / Viva seu Município: gestor baiano vê na campanha oportunidade para dar voz ao povo nordestino

Notícias

Quinta, 16 de março de 2017

Viva seu Município: gestor baiano vê na campanha oportunidade para dar voz ao povo nordestino

“Quero que eles ouçam o grito do povo nordestino para ver se melhora a nossa situação”, disse o prefeito de Teodoro Sampaio (BA), José Alves, na tarde desta quinta-feira, 16 de março. A fala veio a partir de uma conversa sobre a campanha Viva seu Município, promovida pela aérea de Comunicação da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Com aproximadamente oito mil habitantes, a pequena cidade viu a sua população ir esmaecendo nos últimos anos. “Teodoro Sampaio é uma cidade pobre. Teve 17 mil habitantes e hoje tem oito [mil habitantes], porque não tem sobrevivência. Os jovens vão ficando maiores de idade e vão saindo, e não voltam para a cidade”, explicou o prefeito.

Alves está assumindo neste ano o seu primeiro mandato, mas já notou os impactos que essa diminuição no número de habitantes gerou. Dentre os efeitos, o gestor municipal ressaltou a queda significativa no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), atualmente calculado em 0.6. Ele comentou ainda que essa é a principal fonte de recursos da cidade baiana.

Outro problema grave apontado por ele é a falta de recursos hídricos, parte da realidade de diversas cidades dentro e fora do Estado. Diante desse cenário impróspero, o prefeito ressaltou o significado da campanha Viva seu Município, cuja proposta é justamente convidar a comunidade para um diálogo sobre os motivos da crise municipal.

“É uma ação muito importante cada um vir falar sobre o seu Município, para que o governo olhe para as cidades pobres do Nordeste. É uma situação de calamidade pública a seca nessa região e os poderes públicos não se mobilizam para isso, para essas pequenas cidades”, disse.

Alternativas para a crise

Quando perguntado sobre as áreas que demandam mais atenção em seu Município, Alves mencionou que pretende desenvolver a agricultura. Para ele, essa área pode ser uma forma de ativar a economia de Teodoro Sampaio e trazer as pessoas de volta.

Entretanto, o prefeito também disse que essa não seria a única medida necessária. “Precisamos fazer investimentos na área de Agricultura, trazer algumas indústrias para melhorar a nossa cidade, porque se não tiver indústria não tem como melhorar”.

O gestor confirmou a sua participação na campanha Viva seu Município deste ano e frisou que, apesar de serem cidades diferentes, o Nordeste como um todo enfrenta os mesmos problemas.

Conterrâneos

Ainda na tarde deste dia 16 de março, a equipe da CNM recebeu a visita da prefeita de Malhada de Pedras (BA), Terezinha Santos. Localizada no interior do Estado, a cidade possui pouco mais de 8,4 mil habitantes.

Terezinha Santos também é prefeita de primeiro mandato e, sinalizou que pretende fazer parte do movimento nacional.

Acesse o site Viva seu Município e saiba como participar