Home / Comunicação / Ziulkoski e gestores gaúchos discutem crise em painel promovido por afiliada da TV Globo

Notícias

14/06/2017

Compartilhe está notícia:

Ziulkoski e gestores gaúchos discutem crise em painel promovido por afiliada da TV Globo


As dificuldades dos Municípios gaúchos diante da insuficiência de recursos foram abordadas pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, na terça-feira, 13 de junho. O líder municipalista esteve presente na XIX edição do Painel RBS Notícias que contou com a participação de 50 gestores do Rio Grande do Sul. O evento é promovido pela afiliada da TV Globo no Estado.   

Em sua participação, Ziulkoski destacou que a crise que o País vive afetou diretamente os Municípios, principalmente diante do excesso de obrigações dos Entes sem a contrapartida necessária no repasse de recursos. Ele elencou algumas das vastas obrigações impostas aos gestores.

“A crise pegou parelho. Não só no governo federal e nos Estados, mas principalmente nas prefeituras que não têm como deixar de ter o transporte escolar, a merenda escolar, a luz na rua, o recolhimento do lixo e tudo recai exatamente na prefeitura”, explicou.

Chuvas

Os temporais das últimas semanas que afetaram vários Municípios gaúchos também estiveram na pauta do evento promovido pela afiliada da TV Globo. Os gestores discutiram sobre ocasiões em que os Municípios decretam situação de emergência como forma de socorro as cidades que tiveram prejuízos com as chuvas.

A reportagem feita pela emissora lembrou que os Municípios que não atingem um percentual de 17% de perdas que são estabelecidos para decretarem situação de emergência têm de arcar com os custos oriundos dos prejuízos. Diante disso, os gestores estão tentando uma autorização para que o governo federal autorize os Municípios afetados pelas chuvas a decretarem situação de emergência coletiva.

“Através do decreto coletivo todos os Municípios terão acesso a recursos para a recuperação de estradas, de pontes e trechos da cidade onde tiveram prejuízos”, explicou o presidente da Associação dos Municípios do Planalto, Arlindo Lopes. Ainda foram discutidos pelos gestores no painel o Plano Diretor da Cidade, melhorias estruturais dos Municípios e a dívida das cidades.  Assista à reportagem.  

 

Agência CNM, com informações da RBS Notícias

 


Notícias relacionadas