Home / Informe

Novembro Azul

novembro azul a CNM apoia essa causa

 

O que é Novembro Azul?


Novembro Azul é o mês dedicado à saúde do homem. Embora com especial ênfase para a prevenção ao câncer de próstata, esse mês compreende todas as doenças que atingem os homens, tais como a depressão masculina e o câncer nos bagos.


Qual a origem do movimento?

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, denominado Movember, cujo nome tem origem na junção das palavras inglesa, moustache (bigode, em português) e november (novembro, em português).

Vários países adotaram a campanha e o Novembro Azul, em muitos deles, representa mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes — ao estilo Mario Brós—, símbolo da campanha. Sendo determinado oficialmente o dia 17 de novembro como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

 

Qual o objetivo da campanha?


Sensibilizar e conscientizar o público masculino em relação aos cuidados preventivos e à importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata.


O que é a próstata?


É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

 prostata normal e aumentada

 

O que é o Câncer de Próstata? 

Também denominado Carcinoma da Próstata, é uma neoplasia que tem seu desenvolvimento na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Localizada logo abaixo da bexiga, tem a forma de uma noz e envolve a parte inicial da uretra. A função da próstata é fabricar o líquido que é eliminado junto com o espermatozóide, durante o ato sexual. Esse líquido é muito importante para manter a vitalidade dos espermatozóides na hora da fecundação.

Cancer de prostata

Fonte: Internet

 No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

 

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam, quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, sendo muito difícil a cura.

NA FASE AVANÇADA, PODE PROVOCAR:

  • Dores Fortes;
  • Frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina;
  • Sensação de cansaço;

 

  • Dificuldade para urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Dor na pelve, costas ou ao urinar;
  • Dor óssea;
  • Infecção generalizada ou insuficiência renal.

Figura 4: Principais sintomas de câncer de próstata.

sintomas cancer

Fique ligado:

Muitos fatores, como a genética e estilo de vida têm sido relacionados ao desenvolvimento do câncer de próstata, bem como uma alimentação inadequada à base 

 

de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Como prevenir?

  • Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
  • 30 minutos diários de atividade física;
  • Manter o peso adequado à altura;
  • Diminuir o consumo de álcool;
  • Não fumar;
  • Fazer exames de rotina.

Quais os fatores de risco?

Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);

• Histórico familiar;

• Raça (maior incidência entre os negros);

• Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;

• Sedentarismo;

• Obesidade.

ATENÇÃO! A ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, faça exames preventivos.

Como diagnosticar?

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

Você sabia?

20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

E como é esse exame?

O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

exame retal

Fonte: Internet

  

Como tratar?

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Quais as ações podem ser realizadas no Novembro Azul?

Em 2014, algumas ações foram realizadas em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos, como: Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras, também logrou a adesão de celebridades, entre outras, Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello, ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

1

 

2

 

3

 

4

 

Gestor, fica a dica!

Ao longo desse mês, inclua em sua programação de saúde municipal a realização de palestras, distribuição de panfletos, eventos para angariação de fundos, capacitação dos profissionais de saúde, orientação e incentivo a saúde do homem por meio de entrevistas nos canais de comunicação do Município, divulgação nas redes sociais e iluminação dos prédios públicos.

 

Fonte

BRASIL, - INCA- Rio de Janeiro- Brasil. 2016. Disponivel em: http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/impressos-e- multimidia.asp

BRASIL, Estimativa 2016: Incidência de câncer no Brasil- Instituto Nacional do Câncer Jose

 

Alencar Gomes da Silva- Rio de Janeiro- INCA.2015. Disponível em: http://www.inca.gov.br/bvscontrolecancer/publicacoes/edicao/Estimativa_2016.pdf

National Comprehensive Cancer Network (NCCN) Clinical Practice Guidelines for Breast Cancer

Screening and Diagnostic. Versão 1.2014. Acesso em 06 de setembro de 2017. Disponível em: www.nccn.org