Home / Informe

Outubro Rosa

topo.2017


O que é o Movimento Outubro Rosa?

Conhecido como Outubro Rosa, o movimento surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de disseminar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.


Objetivo

Cada ano a adesão ao movimento mundial Outubro Rosa vem aumentando, e chama atenção, inteiramente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O objetivo deste espaço é divulgar a todos os gestores e a população, de modo simples, todas as contribuições dos vários segmentos da sociedade em relação as ações de conscientização com a saúde da mulher.

A CNM lembra que o importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e pode se fazer presente a qualquer momento. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

O câncer de mama

O tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, é o câncer de mama, que corresponde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor. Classificados em diversos tipos, podendo se desenvolver rapidamente, ou não.

Para 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.
 

grfico_outubro_rosa

Fonte: INCA/2015.



Rastreamento do câncer 

Para mulheres entre 50 a 69 anos a estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde é a realização da mamografia a cada 2 anos.

Para mulheres de risco elevado (alto risco) ou seja, que possuem histórico familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau, recomenda-se o acompanhamento clinico individualizado, com prazos menores para a realização da mamografia.

mama_outubro_rosa
Figura 1: Células anormais na mama.
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Radiologia de
Mato Grosso do Sul/2014.



O que aumenta o risco para o Câncer de Mama?

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatros em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são:

table


Quais os sinais e sintomas que preciso observar?

12 sintomas do cancer de mama 16518 l

 Fonte: Reprodução 

 

Ao identificar qualquer alteração persistente nas mamas, procure imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.
 

Como detectar?
 

img

 

 O que posso fazer para me proteger?

imagem

 

Qual o número de mamógrafos do SUS no Brasil?

De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) em 2017, foram identificados 1.775 mamógrafos de comando simples em uso no SUS. O parâmetro é de um mamógrafo para cada 240 mil habitantes, portanto a necessidade corresponderia a 850 equipamentos.

Segundo o Ministério da Saúde, o total de exames realizados entre mulheres de 50 e 69 anos aumentou 61,9% entre 2010 (1.547.411) e 2014 (2.506.339). Já em números totais de exames (em todas as faixas etárias), o aumento somou 41,8% entre 2010 (3.035.421) e 2014 (4.304.619). Até junho de 2015, foram realizados 1.820.195, dos quais 1.071.531 na faixa etária prioritária, 50 a 69 anos.

Portanto, existem distorções na distribuição geográfica dos mamógrafos no país, isso tem dificultado o Brasil a atingir metas mínimas para o rastreamento do câncer de mama em mulheres na faixa prioritária, deixando regiões como o Norte e Nordeste com baixos índices de cobertura.

Neste sentido, a CNM reitera a necessidade de planejamento e gestão dos serviços disponíveis para o atendimento à todas as mulheres na luta contra o câncer de mama.

 

Como participar do Outubro Rosa?

Desenvolva ações de conscientização no seu Município que incentivem o autocuidado e a prevenção do câncer de mama.

Qualifique os serviços de saúde localmente para um atendimento especializado na Saúde da Mulher.

 

Dicas da CNM para o Outubro Rosa no seu Município:

dot Realize oficinas com profissionais habilitados, demonstrando a realização do Auto Exame das mamas. 

dot Realize o Dia da Mulher, com atendimento específico às mulheres com faixa etária indicada à realização de exames de rastreamento.

dot Realize palestra de sensibilização quanto a prevenção do câncer de mama para as mulheres de diferentes faixas etárias.

dot Realize a Caminhada Rosa, convidando a população a participar da ação e no compartilhamento de informações preventivas.

dot Ilumine os prédios públicos na cor Rosa para identificação da Campanha.

dot Viabilize a marcação, transporte e realização da Mamografia nos Municípios que não dispõem do serviço;

dot Organize as ações e serviços de atenção a saúde para a prevenção e controle do câncer, 

dot Pactue a regulação e o fluxo de usuários entre os serviços da rede de atenção à saúde, garantindo a referência e a contrarreferência regional;

dot Qualifique os profissionais e trabalhadores de saúde para o desenvolvimento de competências e de habilidades relacionadas às ações de prevenção e de controle do câncer.

dot Envie à CNM a campanha realizada no Município e os benefícios à população.

 

Outubro Rosa e o Movimento Mulheres Municipalistas - MMM 

MMM

O movimento lançado durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, tem o objetivo de  reconhecer o valor do trabalho das lideranças femininas na gestão pública municipal.

Basicamente, o movimento demonstra sua importância ao reconhecer que apenas 12% dos  gestores municipais são mulheres. Em 2.963 Municípios brasileiros, dos 5.568 existentes, a maioria  do eleitorado brasileiro é mulher. Apesar disso, somente 24 assembleias legislativas municipais  tem maioria feminina. Por outro lado, 1.286 Municípios possuem assembleias compostas só por homens. Para reverter e melhorar a profunda sub-representação feminina na política nacional, a  Confederação Nacional de Municípios idealizou e fundou o Movimento Mulheres Municipalistas  (MMM).

Na oportunidade, um dos eixos estabelecidos pelo Movimento corresponde à Saúde,  especificamente às ações voltadas ao autocuidado e Saúde da Mulher. Neste caso, atuando  fortemente com as lideranças femininas, fortalecendo o desenvolvimento das ações preventivas  nos Municípios liderados pela mulher, incentivando assim, essas estratégias também no restante  do país.

Baixe aqui o PPT

CNM abraça essa causa

Conheça as ações desenvolvidas na Entidade para conscientização sobre o autocuidado e a prevenção do câncer de mama:

Ação 2015

2015 OutubroRosa 02

 Ação 2016

DSCN04951

Ação 2017

03102017 OutubroRosaMMM

 

Confira as ações desenvolvidas pelos municípios que enviaram aqui

 

Gestor (a) Municipal

Caso desenvolva alguma ação ou atividade exitosa, referente ao Outubro Rosa em seu Município, nos descreva essa experiência

encaminhando um relato para o e-mail: saude@cnm.org.br, juntamente com registro fotográfico.

Teremos prazer em compartilhar a sua boa ação em nossas redes sociais!

 

 

Referências

BRASIL, - INCA- Rio de Janeiro- Brasil. 2016.Disponivel em: http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/impressos-e- multimidia.asp

BRASIL, Estimativa 2016: Incidência de câncer no Brasil- Instituto Nacional do Câncer Jose
Alencar Gomes da Silva- Rio de Janeiro- INCA.2015. Disponível em: http://www.inca.gov.br/bvscontrolecancer/publicacoes/edicao/Estimativa_2016.pdf

National Comprehensive Cancer Network (NCCN) Clinical Practice Guidelines for Breast Cancer
Screening and Diagnostic. Versão 1.2014. Acesso em 06 de setembro de 2017. Disponível em: www.nccn.org

National Cancer Institute (NCI) Publication P017: What you need to know about breast câncer.
Acesso em 06 de setembro de 2017. Disponível em: https://pubs.cancer.gov/ncipl/detail.aspx?prodid=P017

 

grfico_outubro_rosa