/ Notícias / Em discurso de posse, presidente da UPB defende derrubada do veto do ISS

Notícias - Entidades Estaduais

Em discurso de posse, presidente da UPB defende derrubada do veto do ISS

Sexta, 17 de fevereiro de 2017.

17022017_posseUPB_upbO presidente eleito para a gestão 2017-2018 da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, tomou posse na noite desta quinta-feira, 16 de fevereiro. Na cerimônia, Ribeiro, que também é prefeito do Município de Bom Jesus da Lapa (BA), defendeu a derrubada do veto do Imposto sobre Serviços (ISS) e destacou o trabalho desenvolvido ao longo de dois mandatos pela ex-presidente da entidade Maria Quitéria, que esteve à frente da instituição no período.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio de representantes, esteve presente para prestigiar a posse e discutir os temas de interesse municipalista.

“Precisamos de uma redistribuição do ISS. Alterar o local da cobrança do ISS do Município dos prestadores de serviços sede da administradora de cartões, da arrendadora mercantil ou da administradora de planos de saúde, para o dos tomadores desses serviços”, afirmou ele.

O presidente ainda fez questão de destacar o compromisso com a soma de esforços entre os gestores municipais na busca constante pelo desenvolvimento regional. “Esperamos grandes transformações e uma atenção maior para região com a chance de fazer chegar a voz dos nossos Municípios às esferas estadual e federal”, disse Ribeiro.

Já Maria Quitéria, que deixa a presidência da UPB, ressaltou o compromisso de continuidade participativa na Casa dos Prefeitos. A primeira mulher a liderar a instituição com 50 anos de história, falou sobre a implementação do conselho consultivo da UPB, formado pelos presidentes das associações e consórcios intermunicipais.

“Foram quatros anos ricos em lutas e experiências”, avaliou ela. “Quero dizer aos colegas prefeitos que a soma de esforços da Bahia junto à UPB continua, afinal juntos daremos as melhores soluções aos nossos problemas”, completou.

Presente na cerimônia, o governador do Estado, Rui Costa, disse que a UPB “está com muita sorte porque sai uma excepcional gestora, política e guerreira e entra um iluminado prefeito, que foi reeleito com 78% dos votos, expressivo e simbólico”.

Ele ainda falou da importância da ferramenta que é o consórcio entre Entes da Federação. “Somos ricos em potencial e pobre em arrecadação e precisamos do consórcio para entregar serviço público de qualidade ao povo. Podem contar comigo na luta e parceria naquilo que construiremos juntos”.

A solenidade de posse reuniu diversas autoridades. Além do governador, esteviram presentes o vice-governador João Leão; o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) Conselheiro, Inaldo da Paixão; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), o conselheiro Francisco Netto; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ângelo Coronel; os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata; o defensor público Clériston Cavalcante de Macêdo; deputados estaduais e federais, secretários estaduais; e municipalistas de um modo geral.

Agência CNM com informações da UPB

Notícias Relacionadas