/ Notícias / Prefeitos visitam a CNM e recebem atendimento técnico em Educação, Meio Ambiente, Assistência Social e Institucional

Notícias - Institucional

Prefeitos visitam a CNM e recebem atendimento técnico em Educação, Meio Ambiente, Assistência Social e Institucional

Sexta, 17 de fevereiro de 2017.

DSCN8710A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, a visita dos prefeitos de Plácido de Castro (AC), Gedeon Sousa Barros (foto, à esquerda), e de Dionísio (MG), Farias Menezes de Oliveira. Os gestores, que vieram separadamente à CNM, trataram de assuntos distintos.

Acompanhado da secretária de gestão, o prefeito do Município acreano conversou com três Áreas Técnicas da Confederação: Educação, Saneamento e Meio Ambiente e Assistência Social, nesta ordem. No primeiro encontro, ele tirou dúvidas sobre como conseguir as senhas para acessar o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC), o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) e o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Sipoe), todos do governo federal.

Os Municípios precisam atualizar e preencher dados nestes Sistemas. Caso não o façam, entre outras sanções, correm o risco de terem recursos federais suspensos. “O governo federal exige dos Municípios o envio de todos os dados e estipula prazos, mas não te disponibiliza as senhas de acesso para fazê-lo”, reclama o prefeito. Ele foi orientado a, ao invés de solicitar a senha por e-mail ou telefone junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela operacionalização desses Sistemas, ir diretamente à sede do órgão, no centro de Brasília (DF) e perto da CNM, aproveitando que está na cidade em compromissos oficiais.

No que se refere à área de Meio Ambiente e Saneamento, o gestor procurou informações sobre como proceder com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e como participar dos editais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Por fim, o prefeito foi orientado sobre o atual cenário da política de assistência social. Conforme os Municípios deixem de utilizar recursos federais e esse dinheiro fique parado em conta, isso faz com que não recebam outras parcelas. Essas contas são monitoradas pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS/MDS).

DSCN8708
Carteirinha

Já o prefeito de Dionísio veio à CNM para uma visita de cortesia. Aproveitou para tirar a foto a ser utilizada na carteirinha de prefeito de Município filiado à CNM. O prefeito fez considerações à nova sede. “Adorei. É importante para todos os Municípios e, para os do Acre, que são pequenos e carentes, representa muito. É bom termos um espaço como esse em Brasília”.

Notícias Relacionadas