Home / Boas Práticas / Biblioteca Municipal de Arcoverde (PE) promove distribuição de livros à população local

Boas Práticas

03/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Biblioteca Municipal de Arcoverde (PE) promove distribuição de livros à população local

Como seu Município tem atuado no âmbito cultural? A experiência inspiradora desta quarta-feira, 3 de junho, vem do Município de Arcoverde (PE), que em 1975 criou a Biblioteca Pública Municipal de Arcoverde, integrada, na época, ao Centro de Cultura do Município. Nessa semana, em comemoração ao Dia Mundial das Bibliotecas, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga essas boas práticas com objetivo de disseminar exemplos de atuação no campo da gestão pública da cultura.

A boa prática de hoje é realizada, atualmente, pela parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e Comunicação e de Educação e Esportes e a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes. Juntos, os órgãos viabilizam uma série de iniciativas da biblioteca somados a diversos parceiros externos à prefeitura como: a Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde, a Auto Viação Rio Claro, a Fundação de Atendimento Socioeducativo de Arcoverde e o Sesc Arcoverde.

Encontrei o Livro 
O projeto Encontrei o Livro oportuniza a distribuição de livros à população local, que pode encontrá-los em espaços públicos do Município, como paradas de ônibus e bancos de praças. Nos livros, os curiosos encontram a mensagem: “Deixei este livro aqui de propósito, para que você o encontrasse, pois quero compartilhar esta leitura com você. Após a leitura, deixe-o em qualquer local público para que outra pessoa o encontre”.

PrefeituraDe modo complementar, o projeto Viajando com a Leitura, desde 2015, em todo mês de junho, fixa textos literários nos bancos dos ônibus que circulam no Município – inclusive dos ônibus escolares -, proporcionando aos arcoverdenses acesso à obras, incluindo as de poetas locais e de alunos da rede escolar municipal, de modo a promover a leitura.

O equipamento cultural compreende seu papel estratégico para as escolas municipais, incentivando a organização de bibliotecas escolares e de salas de leitura nessas instituições de ensino, tornando-as mais atrativas, a fim de estimular a leitura junto à comunidade escolar.

Saberes e Sabores
Outro projeto que tem ganhado destaque é o projeto Saberes e Sabores da Cultura Nordestina que proporciona aos participantes o contato direto com a arte e a cultura popular, bem como possibilita a integração de artistas e poetas locais com os alunos de escolas municipais, das zonas rural e urbana.

Prefeitura ArcoverdeOutra iniciativa é o projeto Resgatando a Autoestima com Leitura, que promove a leitura e reflexão literária a adolescentes privados de liberdade da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Arcoverde. Além dos projetos, a biblioteca também promove a leitura junto com a população idosa do Município, a partir de sarais literários. “Acreditamos que a biblioteca é muito mais que livros. A biblioteca é capaz de transformar vidas através da linda arte de brincar e sonhar com as palavras”, inspira a secretária de Educação e Esportes de Arcoverde, Zulmira Maria de Lima Cavalcanti.

A área técnica de Cultura da CNM destaca as iniciativas da Biblioteca Pública Municipal de Arcoverde, que trabalham com a transversalidade da Cultura, impactando, positivamente, outros setores de política pública do Município: o da assistência social e o da educação. Além disso, iniciativas de fomento à leitura são significativas para uma maior familiaridade e domínio da nossa língua falada e escrita, o que nos dá maior subsídio para nossa reflexão e expressão, bem como maior autonomia para nossa vida.

Quer conhecer? 
O equipamento cultural se encontra aberto ao público de segunda a sexta, das 8h às 22h. A entrada é gratuita. A instituição oferece à população local diversos serviços, como empréstimo domiciliar de livros, orientação à pesquisa bibliográfica e leitura compartilhada.

A Biblioteca Pública Municipal de Arcoverde faz a sua parte, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 10, 11, 16 e 17.

O seu Município tem uma biblioteca que desenvolve alguma boa prática? Compartilhe aqui com a CNM.

Quer saber como a Confederação pode ajudar a sua gestão da Cultura? Faça parte da Lista de Transmissão da área técnica de Cultura da CNM pelo WhatsApp.

Da Agência CNM de Notícias
Fotos: Divulgação