Home / Boas Práticas / Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, CNM destaca museu virtual de Itabaiana

Boas Práticas

21/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, CNM destaca museu virtual de Itabaiana

Nessa semana, em razão do Dia Internacional dos Museus – celebrado em 18 de maio –, a área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) vem apresentando experiências inspiradoras de museus municipais. A proposta é demonstrar aos Municípios diversas possibilidades de atuação no campo da gestão pública de cultura.

Imagine um museu. Quantas salas de exposição ele tem? Quais são os detalhes da porta? O prédio é antigo? A boa prática de hoje vai além desse imaginário. O Município paraibano de Itabaiana inovou e lançou, em 2018, o Museu Virtual de Itabaiana. A plataforma reúne fatos históricos da região e salas e galerias virtuais que homenageiam personalidades locais, como a atriz Lourdes Monteiro e o poeta Zé da Luz.

As secretarias municipais de Gestão e Planejamento e de Cultura estão envolvidas na criação e na implementação do museu virtual. “O Município, além da carência de um espaço físico para instalação de um museu, e da falta de recursos para custear a construção, organização de acervo e manutenção de um museu físico, também viu a preocupação de perder elementos importantes de sua memória cultural, e, diante disso, resolveu elaborar uma proposta que fosse viável financeiramente e que pudesse reunir os diversos elementos da nossa história local: personalidades, fatos históricos, equipamentos públicos e patrimônio arquitetônico, produções artísticas e culturais”, afirmou o secretário de Gestão, Geraldo de Moraes.

A iniciativa se encontra ainda em desenvolvimento. E, para que o projeto represente de modo mais efetivo a história local, os itabaianenses vêm colaborando por meio do compartilhamento de fotos e documentos com a prefeitura, que são triados, digitalizados e disponibilizados, posteriormente, no site.

O museu virtual faz parte de um projeto maior de resgate e preservação da memória cultural local. Recentemente, foi iniciada, a partir do contato com a plataforma, a realização de visitas com alunos da rede municipal de ensino a pontos da cidade que são importantes para a história local.Divulgação

A área técnica de Cultura da CNM destaca a iniciativa do Museu Virtual de Itabaiana, que, apesar de ainda se encontrar em processo de construção, demonstra aos demais Municípios brasileiros que têm dificuldades para criar um museu em seu território, uma alternativa em prol da preservação da história local.

A Confederação ressalta que a Prefeitura de Itabaiana, por meio do Museu Virtual, está fazendo a parte dela, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 11, que tratam de Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis, respectivamente.

O museu do seu Município também desenvolve alguma boa prática? Compartilhe com a CNM.

Quer saber como a Confederação pode ajudar a sua gestão da Cultura? Participe da lista de transmissão da área técnica de Cultura da CNM pelo WhatsApp. Acesse o link e salve o nosso número na agenda do seu celular.

Da Agência CNM de Notícias