Home / Boas Práticas / Museu Municipal de São José dos Campos tem programação extensa para atrair a população

Boas Práticas

21/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Museu Municipal de São José dos Campos tem programação extensa para atrair a população

Nesta semana, em razão do Dia Internacional dos Museus — celebrado em 18 de maio —, a área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresenta experiências inspiradoras de museus municipais, que demonstram aos Municípios brasileiros diversas possibilidades de atuação no campo da gestão pública de cultura.

Localizado no Município paulista que dá nome à instituição, o Museu Municipal de São José dos Campos foi criado pela Lei Municipal 4.447/1993. Inicialmente, ele ficava na Igreja São Benedito. Hoje, a sede é um prédio histórico fundado em 1926, e que, inclusive, já sediou a Câmara Municipal de Vereadores.

A instituição é vinculada à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, órgão que integra a prefeitura de São José dos Campos. O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural, por sua vez, fiscaliza e preserva o prédio que é sede do museu, assim como definido pela legislação local.

Exposições
Atualmente, o museu abriga três exposições. A primeira, Arte Viva, iniciada em maio de 2018, convida o público a conhecer o passado da cultura joseense por meio de obras, especialmente da década de 1960, oriundas da época da Escola de Belas Artes e do Ateliê Livre de Pintura, duas iniciativas que marcaram a história da arte do Município.

A exposição temporária Mulheres do Acervo – Formas de Olhar, motivada pela indagação A arte está para além de classificações, para além do gênero do seu criador?, reúne obras de nove artistas mulheres. Outra mostra temporária, A Dança por Eles, homenageia os homens na dança, em diálogo com a história local recente. Divulgação

Além disso, a instituição desenvolve projetos para estimular que o público se aproprie do museu quanto um equipamento cultural público. O Música no Museu, realizado na última quarta-feira de cada mês, apresenta diversos gêneros musicais por meio de artistas locais e de outras regiões. Aos sábados, ocorre o curso História da Arte Ocidental – Da Pré-História à Arte Contemporânea, que destaca os principais períodos até o século XX. Nas sextas-feiras há palestras sobre os principais artistas brasileiros. São os nomes do Ciclo de Palestras de maio: Alberto da Veiga Guignard, Cândido Portinari, Flávio de Carvalho e José Pancetti.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, responsável pelas políticas públicas municipais de cultura de São José dos Campos, tem entre suas iniciativas o edital de cessão de uso de espaços públicos. Por meio dele, os produtores culturais e órgãos públicos podem solicitar o uso do auditório do museu.

Para visitar
Quer conhecer a instituição? O museu fica aberto à visitação nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9 às 18h, e nos sábados das 9h às 13h. A entrada é gratuita. Interessados podem agendar visita mediada, previamente, com o setor educativo da instituição.

“A mediação propõe a facilitação da experiência artística e estética, possibilitando conhecimento e reconhecimento a partir do próprio universo cultural. Para isso, o museu tem uma equipe preparada e qualificada, permitindo que o visitante vivencie a fruição das obras de arte como meio de acesso à cultura”, explica a supervisora de Ação Cultural da instituição, Milena Takamatsu.

A área técnica de Cultura da CNM destaca o trabalho do Museu Municipal de São José dos Campos, que promove o sentimento de pertencimento da comunidade com esse equipamento público de cultura, contando com o setor educativo e o desenvolvimento de projetos de formação no universo das artes.

O Museu Municipal de São José dos Campos faz a sua parte, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 11 que tratam de Educação de Qualidade e de Cidades e Comunidades Sustentáveis, respectivamente. O museu do seu Município desenvolve alguma boa prática? Compartilhe com a CNM.

Quer saber como a Confederação pode ajudar a sua gestão da Cultura? Participe da Lista de Transmissão da área técnica de Cultura da CNM pelo WhatsApp. Acesse o link  e salve o nosso número na agenda do seu celular.

Da Agência CNM de Notícias