Home / Dicionário Ambiental / Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

Dicionário Ambiental

Compartilhe este termo:

Categoria: Órgãos e Representações

Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

Definição Oficial

O Confea é a instância máxima à qual um profissional pode recorrer no que se refere ao regulamento do exercício profissional. Surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933, por meio do Decreto 23.569, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, e considerado marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.
Em sua concepção atual, o Confea é regido pela Lei 5.194/1966, e representa também os geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industriais e agrícolas e suas especializações, em um total de centenas de títulos profissionais.
Zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que representa, tendo ainda como referência o respeito ao cidadão e à natureza.
Em seus cadastros, o Sistema Confea/Crea tem registrados cerca de um milhão de profissionais que respondem por aproximadamente 70% do PIB brasileiro e movimentam um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e exigente nas especializações e conhecimentos da tecnologia, alimentada intensamente pelas descobertas técnicas e científicas do homem.

 

 

Saiba Mais