Home / Dicionário Ambiental / COP-21 – 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima

Dicionário Ambiental

Compartilhe este termo:

Categoria: Siglas

COP-21 – 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima

Definição Oficial

A Conferência do Clima de Paris é oficialmente conhecida como a 21ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), órgão das Nações Unidas responsável pelo clima e cuja sede fica em Bonn (Alemanha). Na conferência também se realizou a 11ª Reunião das Partes do Protocolo de Quioto (MOP-11).
Essa convenção-quadro é uma convenção universal de princípios, reconhecendo a existência de mudanças climáticas antropogênicas – ou seja, de origem humana – e dando aos países industrializados a maior parte da responsabilidade para combatê-la.
A COP, constituída por todos os Estados partes, é o órgão decisório da convenção. Reúne-se todos os anos em uma sessão global na qual as decisões são tomadas para cumprir as metas de combate às mudanças climáticas. As decisões só podem ser validadas por unanimidade pelos Estados partes ou por consenso. A COP realizada em Paris foi a vigésima primeira, portanto “COP-21”. A MOP-11, por sua vez, supervisiona a implementação do Protocolo de Quioto e as decisões tomadas para aumentar a sua eficiência.

Saiba Mais