Home / Dicionário Ambiental / Lodo

Dicionário Ambiental

Compartilhe este termo:

Categoria: Termos

Lodo

Definição Oficial

Suspensão aquosa de componentes minerais e orgânicos separados no sistema de tratamento.
Vide item 3.20, NBR 12.209/2011

 

Orientação da CNM

O lodo proveniente de estações de tratamento de água e esgoto pode ser uma dificuldade a ser manejada no tratamento. Quanto mais concentrada a porção líquida do esgoto, mais barato se torna seu tratamento e menos lodo é gerado. Ele é a parte que sobra do tratamento e sua periculosidade depende da eficiência do tratamento. Quanto mais eficiente for o tratamento de água e/ou esgoto, mais simples será o tratamento do lodo para sua disposição final. 

As principais opções de tratamento de esgoto são leito de secagem e o sistema de lodo ativado. Mas o que fazer com a parte sólida que sobra depois que o lodo seca? Há estudos de aproveitamento de lodo, dando a ele destinações como uso agrícola, reaproveitamento industrial, fabricação de tijolos e cerâmicas, produção de agregado leve para construção civil, produção de cimento, fertilizante orgânico e compostagem e recuperação de solos degradados.
Contudo, esses usos alternativos só serão possíveis se houver mercado para isso no Município. Caso contrário, a alternativa é o tratamento das porções sólidas e líquidas e a compostagem nas porcentagens que o Município puder alcançar, com a disposição em aterro sanitário apenas da porcentagem de sobra, de maneira a cumprir com a prerrogativa da PNRS de diminuir a porção úmida dos resíduos nos aterros.

 

Saiba Mais

      Site CNM