Home / Dicionário Ambiental / SFB – Serviço Florestal Brasileiro

Dicionário Ambiental

Compartilhe este termo:

Categoria: Órgãos e Representações

SFB – Serviço Florestal Brasileiro

Definição Oficial

O SFB é órgão gestor de florestas públicas, criado e regido pela Lei 11.284/2006. Tem a missão de promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, tornando a agenda florestal estratégica para a economia.
Suas principais atribuições são apoiar a criação e a gestão de programas de treinamento, capacitação, pesquisa e assistência técnica para a implementação de atividades florestais, incluindo manejo florestal, processamento de produtos florestais e exploração de serviços florestais; estimular e fomentar a prática de atividades florestais sustentáveis madeireira, não madeireira e de serviços; promover estudos de mercado para produtos e serviços gerados pelas florestas; além de propor planos de produção florestal sustentável de forma compatível com as demandas da sociedade.
O SFB é dirigido por um conselho diretor, composto por um diretor-geral e quatro diretores. Conta também com uma assessoria jurídica e uma ouvidoria. O quadro de pessoal é constituído por meio da realização de concurso público ou da redistribuição de servidores de órgãos e entidades da administração federal direta, autárquica ou fundacional do país.

 

Saiba Mais