Home / Comunicação / Abertas as inscrições para o Seminário Cidades Inteligentes Sustentáveis

Notícias

08/02/2022

Compartilhe esta notícia:

Abertas as inscrições para o Seminário Cidades Inteligentes Sustentáveis

08022022 EVENTOS CIDADES INTELIGENTESGestores podem acompanhar o Seminário Cidades Inteligentes Sustentáveis, que acontece no próximo dia 16 de fevereiro, às 9 horas. Com o tema “O estado da arte e perspectivas futuras para o Brasil”, o evento será transmitido pelo canal do Laboratório de Instrumentos de Políticas para Tecnologias da Informação e Comunicação do Laboratório de Instrumentos de Políticas para Tecnologias da Informação e Comunicação (poli.TIC).

O objetivo do seminário é debater as recentes pesquisas, estudos, metodologias e plataformas para cidades inteligentes sustentáveis, além de apresentar o estado da arte de governança pública brasileira a partir da perspectiva setorial dos órgãos federais. O evento vai trazer também o modelo de maturidade de cidades inteligentes sustentáveis, elaborado pelos pesquisadores do Laboratório de Instrumentos de Políticas para Tecnologias da Informação e Comunicação.

O interessado pode fazer a inscrição, além de conferir a programação do evento, no site oficial do Programa Cidades Inteligentes e Sustentáveis. O evento vai contar com dois painéis. O primeiro terá como tema as Políticas Públicas para Cidades Inteligentes Sustentáveis e traz para o debate o estado da arte de governança pública brasileira. Este plenário vai contar com representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que vai abordar os desafios urbanos para os Municípios se tornarem inteligentes.

Já o segundo painel tem como tema o Modelo de Maturidade de Cidades Inteligentes Sustentáveis Brasileiras (MMCISB). Na oportunidade serão apresentados os estudos, pesquisas, metodologias e a importância do modelo de maturidade, como sistema digital de governança pública no Brasil, para apoiar nas decisões dos formuladores de políticas públicas municipais, estaduais e federal, na área de cidades inteligentes.

Iniciativas municipalistas
A CNM, em parceria com os representantes do Grupo de Trabalho capacitação, disseminação e educação da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes (CBCI), tem realizado uma agenda de sensibilização sobre o tema promovendo. Para tanto, tem participado da transmissão do programa Bate-Papo com a CNM que acontece todas às sextas-feiras, de 10h às 11h com transmissão ao vivo, pelas redes sociais da entidade.

Os debates seguem os Objetivos Estratégicos (OE) da carta e tem como finalidade ambientar os gestores municipais sobre as recomendações estabelecidas, além de apresentar iniciativas que implementam algum aspecto que atenda a uma, ou a várias, das recomendações contidas no documento.

Além da programação ao vivo, os gestores podem acessar o material técnico que apresenta as etapas do processo para que o Município se torne cada vez mais inteligente, humano e sustentável. O folder é elaborado com ilustrações e de fácil entendimento de forma a trazer orientações de grande relevância como a captação de recursos para a ampliação dos investimentos, via Plataforma Êxitos, ferramenta que está no conteúdo exclusivo da CNM.

Para auxiliar a gestão local, a CNM tem desenvolvido capacitações, atendimentos e orientações técnicas no tema. Para a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a equipe de Planejamento Territorial e Habitação vai lançar publicação com a finalidade de apoiar os gestores nas melhores práticas para assegurar o Direito à Cidade e a conectividade sem deixar nenhum Município para trás, conforme os princípios da Agenda 2030 e os 17 ODS, além da Nova Agenda Urbana, esclarecendo dúvidas sobre estabelecimento de parâmetros, competência para disciplinar preços públicos para cadastramento e licenciamento em matéria urbanística e incentivando legislações com ferramentas de incentivos para ampliar a conectividade nas áreas periféricas.

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas