Home / Comunicação / Abertas as inscrições para participar da 13ª Primavera dos Museus

Notícias

29/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Abertas as inscrições para participar da 13ª Primavera dos Museus

Primavera museus DivulgacaoCom o tema Museus por dentro, por dentro dos museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a 13ª Primavera dos Museus. Realizado anualmente, no início dessa estação, a ação visa proporcionar reflexão e discussão nas comunidades envolvidas.

De acordo com o Instituto, o tema escolhido tem como objetivo envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. À luz do incêndio que ocorreu no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018, a iniciativa pretende provocar um olhar mais atento para os bastidores das instituições museológicas, a fim de compreendermos como a tarefa de tornar possível a relação entre o museu, o público e os bens culturais se refere a uma série de ações cotidianas de caráter técnico e administrativo.

A 13ª Primavera dos Museus acontece entre os dias 23 a 29 de setembro. Podem participar museus, instituições de memória e outras instituições culturais interessadas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) identifica a relevância da 13ª Primavera dos Museus como uma oportunidade para os museus e outras instituições culturais municipais demonstrarem os bastidores do seu trabalho às respectivas populações locais, fortalecendo assim a relação de pertencimento para com esses equipamentos culturais.

A CNM adverte aos Municípios interessados em participar, que apresentem propostas de eventos exequíveis, que respeitem as respectivas realidades em termos de recursos humanos, estruturais e financeiros.

Como participar
Para participar, os interessados devem se inscrever até o dia 25 de agosto por meio de formulário eletrônico. As instituições municipais que se inscreverem deverão realizar as atividades propostas por elas mesmas como, por exemplo, exposições, visitas mediadas, exibição de filmes, espetáculos e palestras e, por sua vez, o Ibram mobilizará o setor museal, divulgando a iniciativa por meio da produção e distribuição do guia digital da programação da 13ª Primavera dos Museus.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça as boas práticas de museus municipais. O museu do seu Município desenvolve alguma iniciativa inspiradora? Compartilhe com a área técnica de Cultura da CNM.

Da Agência CNM de Notícias

Foto: Ibram/Divulgação


Notícias relacionadas