Home / Comunicação / Ação da CNM de fomento ao Turismo Cultural: exposição internacional de Cidades Patrimônio é lançada em Londres

Notícias

20/04/2016

Compartilhe esta notícia:

Ação da CNM de fomento ao Turismo Cultural: exposição internacional de Cidades Patrimônio é lançada em Londres

20042016_Exposio_Internacional_em_Londres_das_Cidades_HistricasA realização de ações articuladas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a divulgação e fomento ao Turismo nas cidades brasileiras consideradas Patrimônios Culturais da Humanidade começaram a ser difundidas internacionalmente na terça-feira, 19 de abril. A entidade participou em Londres, Inglaterra, do lançamento da Exposição Itinerante dos Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil.

Ao todo, 12 regiões listadas pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) fazem parte da mostra. A exposição acontece até o dia 11 de maio na Embaixada do Brasil em Londres. A mostra visa divulgar os patrimônios culturais da Unesco do Brasil para os mercados prioritários de emissão de turistas, de modo a fortalecer a imagem positiva do País como uma nação de singularidade relevante e de produtos turísticos diversificados.

O mercado inglês é essencial para a promoção internacional do turismo brasileiro e possui grande interesse no turismo cultural, dentre outros segmentos. O Reino Unido é o 3º maior País emissor de turistas da Europa. De acordo com dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, em 2014, 217 mil britânicos visitaram o Brasil. Atualmente, 23 voos semanais diretos da Inglaterra têm o Brasil como destino.

Outras ações da CNM
A Confederação compreende a importância do segmento do Turismo Cultural e vem incentivando fortemente a priorização de ações voltadas às Cidades Históricas e Patrimônio Mundial. Para isso, a entidade participa frequentemente de reuniões na Embratur referentes à viabilização desse projeto e trabalha pela mobilização e participação dos Municípios.20042016_Exposio_Internacional_2

A iniciativa da CNM em prol dos Municípios detentores de sítios considerados Patrimônios históricos foi intensificada desde o início deste ano. A entidade firmou parcerias e realizou diversas reuniões com representações do Turismo. Em fevereiro, a Confederação, o governo do Maranhão, a prefeitura de São Luís e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveram o 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado na capital maranhense.

O evento, que contou com gestores, autoridades do Judiciários e representações voltadas ao Turismo, foi uma oportunidade para a discussão de iniciativas que possam viabilizar a gestão nos Municípios por meio do fomento do Turismo e de outras ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nessas regiões.

Patrimônio Cultural
Segundo a Unesco, das 981 regiões listadas em 160 países, o Brasil conta com 19 referências, sendo 12 culturais. As 12 estão presentes na exposição de Londres e abrangem desde a pré-história até a modernidade, passando inclusive pelo período colonial. A mostra é apresentada em formato de 60m² e os visitantes também podem assistir à vídeos com informações sobre os destinos e suas características, bem como os principais atrativos turísticos e patrimônios tombados.

Relação de destinos:

1.Cidade histórica de Ouro Preto;

2.Centro histórico da cidade de Olinda;

3. Missões jesuíticas dos Guarani, incluindo as ruínas de São Miguel das Missões;

4. Centro histórico da cidade de Salvador;

5. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo;

6. Plano Piloto de Brasília;

7. Parque Nacional da Serra da Capivara;

8. Centro histórico da cidade de São Luís;

9. Centro histórico da cidade de Diamantina;

10. Centro histórico da cidade de Goiás;

11. Praça de São Francisco na cidade de São Cristóvão;

12. Paisagem entre montanhas e mar no Rio de Janeiro.

O lançamento contou com a presença de várias autoridades internacionais, jornalistas e operadores da Latin Americam Travel Association – LATA.  A CNM foi representada pelo Presidente da Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas e Secretário de Turismo de Olinda, Pernambuco, Maurício Galvão. A cidade maranhense de São Luís também esteve no evento e foi representada pela Secretária-Adjunta de Turismo, Delma Andrade.


Notícias relacionadas