Home / Comunicação / Ações em meio ambiente são apresentadas em Bate-Papo com a CNM

Notícias

03/06/2022

Compartilhe esta notícia:

Ações em meio ambiente são apresentadas em Bate-Papo com a CNM

03062022 bate papo cnm meio ambienteNo próximo domingo, dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para lembrar a data e trazer exemplos do que os gestores municipais podem aplicar nas localidades, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) trouxe a temática para o Bate-Papo com a CNM desta sexta-feira, 3 de junho.

Inicialmente foi apresentada a Virada Ambiental, iniciativa realizada no Estado de Goiás e que já se estendeu para diversas localidades do país. A Virada Ambiental foi implementada através de uma parceria entre a Associação Goiana de Municípios (AGM) e a Federação Goiana de Municípios (FGM), sendo inicialmente idealizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e tem como objetivo mobilizar os Municípios a realizarem o plantio de mudas nativas.

Essa prática traz diversos benefícios, não só para o Município como para a população local, a curto, médio e longo prazo. “Os Municípios mobilizam os gestores, a população em geral para plantar mudas, seja em cabeceiras de captação pública ou em áreas degradadas dos Municípios”, disse o consultor técnico de Meio Ambiente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Germano Augusto.

“A gente trabalha com 246 pontas que são os Municípios do nosso Estado. A mobilização para integrar o programa, para traz o engajamento seriam as associações estaduais que iramos fazer. Levantamos o programa e a buscar os Municípios para que eles entendessem como funciona”, complementou a consultora técnica de Meio Ambiente e Saneamento da Federação Goiana de Municípios (FGM), Priscila Inácio sobre a criação da Virada Ambiental.

O lançamento da Virada Ambiental 2022 ocorrerá no dia 21 de junho às 9h da manhã em Goiânia, na Emater. Porém as ações só ocorrem no mês de novembro, e para participar é muito simples, basta o gestor municipal assinar um termo de adesão a ser disponibilizado posteriormente e realizar o plantio. A CNM orienta que devem ser escolhidas mudas de plantas nativas do bioma em que o Município se encontra. Seria importante que as áreas escolhidas para plantio em conjunto com órgão ambiental municipal sejam áreas de recarga de mananciais, áreas de preservação permanente nas margens dos rios que estejam desmatadas ou áreas degradadas.

Ações em meio ambiente
Em um segundo momento, foram apresentadas as ações da CNM em benefício dos Municípios filiados. Entre eles, os materiais informativos, cartilhas e notas técnicas que constam no portal da CNM. A gerente de Sustentabilidade da CNM, Cláudia Lins, a CNM tem uma atuação política e também técnica disponibilizada para os gestores. “Temos muitas demandas dos Municípios em busca de entendimento sobre legislação. Por isso buscamos orientar sobre as legislações, orientando como trabalhar as temáticas e apontando onde encontrar as informações para trabalhar as nevessidades”, disse.

A área de Sustentabilidade engloba temas como meio ambiente e saneamento. “A realidade dos Municípios em relação ao meio ambiente é muito diversa, com realidades extremamente complexas e diferentes. São diversos os problemas ambientais e demandas. Por isso, a área atua buscando atender e orientar os gestores entendendo essa realidade”, completou a analista técnica da CNM em Meio Ambiente, Sofia Zagallo.

Durante a live, também foram apresentadas as diversas ações realizadas pelas prefeituras relacionadas ao dia do meio ambiente. Geralmente são reservadas uma semana para uma programação de atividades e ações ambientais, que podem envolver palestras, oficinas, workshops, trilhas ecológicas, plantio de mudas de árvores nativas, feira de adoção de animais resgatados, entre outras. Todas com o foco de mostrar a importância das questões ambientais, promover a conscientização e capacitar a comunidade na ação ativa em prol de Municípios mais sustentáveis.

Para acessar o conteúdo da área de meio ambiente, basta conferir a Biblioteca da CNM.

Participe do Bate-Papo com a CNM
O Bate-Papo com a CNM quer ouvir e instigar ainda mais a sua participação, prefeito, vice-prefeito, vereador, secretário municipal ou até mesmo a população. E você pode aparecer na nossa transmissão on-line. Para participar é bem simples: grave um vídeo, na horizontal, com alguma pergunta sobre qualquer área da administração municipal, e envie para o e-mail: batepapo@cnm.org.br. Feito isso, basta esperar. Quando a transmissão for sobre o tema sugerido por você, seu vídeo pode passar durante o programa.

Confira como foi o Bate-Papo com a CNM:

Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas