Home / Comunicação / Agricultura orgânica registra alta exponencial de 2006 a 2017, indica IBGE

Notícias

07/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Agricultura orgânica registra alta exponencial de 2006 a 2017, indica IBGE

Fernando Frazão/Arquivo/Agência BrasilDe 2006 a 2017, o número de estabelecimentos agropecuários com a certificação de produção orgânica cresceu mais de 1.000% no Brasil, saltando de 5.106 para 68.716. Apesar do crescimento, os dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam espaço para expansão maior, uma vez que apenas 1,4% do total de propriedades estavam com a certificação, em 2017.

Os produtos orgânicos são aqueles isentos de resíduos, pesticidas e contaminantes, que afetem menos o meio ambiente e tem qualidade nutricional acima da observada para produtos convencionais – em termos de valor biológico, teor de açúcares, vitaminas. O selo de certificação é a garantia de que o produtor cumpriu as diretrizes da agricultura orgânica, que vão desde a preparação do solo até a qualidade de vida dos trabalhadores.

Segundo o censo, Minas Gerais tem o maior número de estabelecimentos agropecuários de agricultura orgânica: são quase 11 mil. Em seguida estão Pernambuco, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Alguns dos principais alimentos produzidos dessa forma são café, cacau, soja, açúcar, frutas tropicais e arroz, além da pecuária.

Uma vez que a produção agrícola e pecuária garantem segurança alimentar e estimulam crescimento sustentável e econômico brasileiro, resultado preliminar do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017 apresenta dados sobre a agricultura, a pecuária, os produtores e os estabelecimentos rurais.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Europa. Frango, produção de suíno e grãos são alguns dos potenciais nacionais, que tem papel fundamental no fornecimento de alimentos e na geração de emprego e renda. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) indica crescimento da produção orgânica em mais de 20% ao ano, mas 70% da produção é exportada para a Europa.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do IBGE


Notícias relacionadas