Home / Comunicação / Ao celebrar 47 anos da Famurs, CNM relembra contribuição da federação para a fundação do movimento nacional

Notícias

24/05/2023

Compartilhe esta notícia:

Ao celebrar 47 anos da Famurs, CNM relembra contribuição da federação para a fundação do movimento nacional

24052023 Predio Famurs01Fundada em 24 de maio de 1976, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) celebra 47 anos nesta quarta-feira, 24 de maio. Assim como as demais entidades municipalistas, a Federação - que atualmente é presidida pelo prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salermo - nasceu com o objetivo de reunir as entidades em uma representação estadual, defendendo o interesse de todas as comunidades do Estado.

A partir desta reunião de gestores, a entidade contribuiu para que, em 1980, fosse fundada a Confederação Nacional de Municípios (CNM), que em um esforço conjunto com as entidades estaduais e municipais, se tornaria a representante nacional dos Municípios.

Há 26 anos, em 1997, a Famurs instalou e inaugurou a nova sede, na época presidida por Paulo Ziulkoski. Ao celebrar 40 anos, já no ano de 2016, a entidade gaúcha, sob o comando do então prefeito de Candiota (RS), Luiz Carlos Folador, o homenageou dando o nome de Centro Municipalista Paulo Ziulkoski ao prédio. “O senhor, que construiu este prédio, merece esta homenagem simples, mas de coração”, ressaltou Folador à época.

Ao agradecer a homenagem, ele relembrou o desafio de garantir uma casa definitiva para os Municípios gaúchos. “A nossa sede era no Centro Administrativo, cedido pelo Estado. Em seis meses, construímos o prédio. Se ficássemos lá, seguiríamos dependentes do governador”, explicou Ziulkoski.

Atualmente, é na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul que está localizado o escritório da CNM em Porto Alegre, já que a sede da Confederação fica situada em Brasília.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Famurs


Notícias relacionadas