Home / Comunicação / Aplicativo permite o acesso a informações de roubo ou furto de veículo no Brasil

Notícias

29/08/2014

Compartilhe esta notícia:

Aplicativo permite o acesso a informações de roubo ou furto de veículo no Brasil

Gov. BahiaO Sinesp Cidadão é um aplicativo criado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp-MJ) que permite o acesso do cidadão a informações como de roubo ou furto de veículo no Brasil. Estabelecido pela Lei 12.681/2012, o módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança tem ajudado na democratização das informações, e consequentemente no número de apreensões e prisões.

Segundo dados do governo, o aplicativo já teve mais de 2,5 milhões de downloads. E em oito meses, a ferramenta ajudou a localizar 87 mil veículos roubados e, em quatro meses, a prender quatro mil pessoas foragidas. Esse aumento, conforme a Senasp-MJ, correu pelo fato de os usuários terem consultado o sistema e acionado a polícia.

Gratuito, o aplicativo pode ser baixado em smartphones e tablets, ou acessado por computadores. O programa também está disponível para Android, Windows Phone e para o sistema iOS. Para utilizar, basta digitar os dados da placa do veículo, o nome do dono ou número da carteira de identidade. Caso exista registro de mandado de prisão, automaticamente, o usuário recebe aviso na tela do telefone. A informação pode ser repassada para a polícia, sem necessidade de identificação.

As informações sobre veículos são acessadas por meio da base nacional do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com uma frota de mais 87 milhões de automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus e outros. Já o módulo Mandados de Prisão permite buscas a nomes e números de documentos de pessoas incluídas no Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça, com mais de 395 mil mandados em aberto.


Notícias relacionadas