Home / Comunicação / Área de consórcios da CNM atende Amupe por videoconferência

Notícias

16/04/2021

Compartilhe esta notícia:

Área de consórcios da CNM atende Amupe por videoconferência

16042021 atendimento cnm a amupeA área técnica de Consórcios da Confederação Nacional de Municípios (CNM) atendeu, virtualmente, na tarde desta sexta-feira, 16 de abril, representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O grupo tratou da atuação dos consórcios no Estado.

Um dos pontos levantados pela entidade estadual foi como ela pode auxiliar ações desenvolvidas pelo Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe). Além disso, esclareceu dúvidas sobre a regulamentação do apoio do Estado de Pernambuco ao consórcio.

Representando a Amupe, a secretária-executiva, Maria Gorette Aquino, e o gerente administrativo financeiro, José Mário Falcão, falaram sobre o trabalho do Comupe, que começou a atuar em 2015, tendo como principal atividade a compra compartilhada. Atualmente, o consórcio atua, principalmente, na compra de medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPIs) para os Entes consorciados, como meio de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Durante o encontro, os membros da Amupe destacaram ainda que essa atividade tem gerado economia significativa aos Municípios e ressaltaram que, embora o Comupe não tenha todos os Municípios do Estado consorciados, a atuação se estende a todo território, beneficiando os demais, uma vez que as atas de registro de preços servem como base para todos.

O consórcio pretende atuar também na área do licenciamento ambiental, prática que tem crescido entre os consórcios. Para isso, eles já visitaram experiências exitosas em Santa Catarina e em Minas Gerais e acreditam que, ainda em 2021, terão a atividade regulamentada.

A CNM incentiva e apoia a atuação dos consórcios públicos, como forma de auxiliar a gestão municipal, principalmente, quanto à economia de recursos e à melhoria da capacidade técnica nos Municípios brasileiros, para que estes possam solucionar problemas que não se resolveriam de modo isolado, especialmente nos Municípios de menor porte.

Atendimento técnico
O corpo técnico da CNM atende todas as entidades e Municípios filiados. É possível esclarecer dúvidas à distância, por telefone, e-mail ou videoconferências, que podem ser agendadas aqui

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas