Home / Comunicação / Área de Cultura da CNM apresenta experiências inspiradoras de bibliotecas públicas municipais

Notícias

02/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Área de Cultura da CNM apresenta experiências inspiradoras de bibliotecas públicas municipais

03072019 sibisc logomarca alta resolucao 1 1Durante essa semana, a área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresenta experiências inspiradoras de bibliotecas públicas municipais, que demonstram aos Municípios brasileiros diversas possibilidades de atuação no campo da gestão pública de cultura. Hoje, a iniciativa vem do Município paulista de São Carlos que, há 14 anos, decidiu inovar.

Através da Lei Municipal 13.464/2004, a prefeitura criou o Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBI). Entre os objetivos, estão: coordenar, padronizar e integrar os procedimentos de tratamento, de recuperação e de disseminação de informações das unidades participantes, respeitada a autonomia de gestão e organização, visando a democratização do acesso e uso da informação registrada e a inclusão dos cidadãos na sociedade da informação e do conhecimento.

Atualmente, o sistema, que se encontra vinculado à Secretaria Municipal de Educação, articula 11 bibliotecas públicas localizadas em diversos bairros de São Carlos, das áreas centrais às periféricas. As Bibliotecas Públicas Municipais Amadeu Amaral e Euclides da Cunha, a Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha e as Bibliotecas das Escolas do Futuro - que são escolas municipais de educação básica - Afonso Fioca Vitalli, Angelina Dagnone de Melo, Antonio Stella Moruzzi, Arthur Natalino Deriggi, Carmine Botta, Dalila Galli, Janete Maria Martinelli Lia e Maria Ermantina Carvalho Tarpani.

“As bibliotecas se fortaleceram a partir da implantação do sistema, que por meio do compartilhamento de acervos, serviços e produtos, assim como da adoção de uma metodologia comum de trabalho, conseguiram alcançar padrões internacionais, o que, caso estivessem atuando de forma individual, teriam menores condições. O SIBI é um marco na organização, informatização e democratização dos acervos das bibliotecas que o integram”, afirma o diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos, Cesar Maragno.

Dessa forma, o sistema integra os acervos desses equipamentos culturais, disponibilizando cerca de 160 mil volumes aos 58 mil usuários cadastrados e demais cidadãos de São Carlos. A partir de um catálogo online, os carlopolitanos podem conhecer esses títulos, e assim, saber em qual das bibliotecas públicas do Município devem ir para solicitar o empréstimo da obra escolhida.

Para a CNM
03072019 PREF SAO CARLOSA área técnica de Cultura da CNM destaca o trabalho do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos, que ao articular bibliotecas públicas municipais, potencializa a atuação desses equipamentos culturais. Além disso, a iniciativa se configura como uma experiência inspiradora para os demais Municípios brasileiros que estejam construindo seu sistema municipal de cultura e tenham também a intenção de criar um sistema municipal de bibliotecas públicas.

A biblioteca do seu Município desenvolve alguma boa prática? Compartilhe aqui com a CNM.

Quer saber como a Confederação pode ajudar a sua gestão da Cultura? Faça parte da Lista de Transmissão da área técnica de Cultura da CNM pelo WhatsApp. Saiba aqui como participar.

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas