Home / Comunicação / Área de Meio Ambiente e Saneamento da CNM publica nota técnica sobre compostagem, confira!

Notícias

29/03/2022

Compartilhe esta notícia:

Área de Meio Ambiente e Saneamento da CNM publica nota técnica sobre compostagem, confira!

29032022 nt compostagemA Nota Técnica (NT) 9/2022, da área de Meio Ambiente e Saneamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), trata do sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos. Publicada nesta terça-feira, 29 de março, e com acesso gratuito, a NT discorre sobre a demanda que é uma obrigação legal dos Municípios - titulares dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. 

No documento, o gestor encontrará esclarecimentos sobre o que é a compostagem. “É um sistema de tratamento biológico de resíduos orgânicos, onde ocorre uma transformação da matéria orgânica biodegradável, tendo como produto final o composto”. Também saberá mais sobre os diversos métodos e as técnicas possíveis de realizar a compostagem, seja em residências ou em grandes centrais.

O processo trata dos resíduos orgânicos, e representa uma oportunidade aos Municípios para reduzirem gastos com transporte e disposição final desses resíduos. “O Município pode incentivar a compostagem doméstica, distribuir caixas e/ou bombonas para acondicionamento específico de resíduos orgânicos para a comunidade e também ter central própria”, indica a NT.

Nesse contexto, o documento deve orientar os gestores sobre o tema, bem como evidenciar boas práticas que estão sendo realizadas e que podem ser replicadas.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas