Home / Comunicação / Área técnica de Saúde da CNM atende gestores de Água Azul do Norte (PA)

Notícias

03/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Área técnica de Saúde da CNM atende gestores de Água Azul do Norte (PA)

CNM 6316Gestores de Água Azul do Norte, no Pará, consultaram a área técnica de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta segunda-feira, 3 de junho. Além de conhecer mais sobre ferramentas disponibilizadas pela entidade, os representantes do Município tiraram dúvidas, por exemplo, acerca de financiamento para o setor e credenciamento de profissionais.

Entre as demandas municipais, os gestores apresentaram a necessidade de ampliar o credenciamento de agentes comunitários de saúde (ACS). “A nossa área territorial é muito grande. Segundo o IBGE, 81% da população vive na zona rural”, contou o vice-prefeito Nemésio Ferreira. De acordo com ele, há 86 ACS atuando no Município, mas apenas 72 credenciados — o que é fundamental para receber repasse federal para tal finalidade.

Para melhorar o atendimento de saúde em Água Azul do Norte, uma das estratégias propostas pelo técnico da área de Saúde da CNM Akeni Lobo foi fazer alterações nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). “Aumentando a quantidade de equipes também pode mudar o teto Nasf e receber um valor diferenciado”, explicou.

Os gestores também receberam orientação para utilizar as ferramentas exclusivas da Confederação e para acessar materiais que auxiliam na gestão, como a cartilha Mudanças no Financiamento da Saúde e a nota técnica Procedimentos para a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde.

Também participaram do atendimento a secretária de Saúde do Município, Joelma Oliveira, e o secretário municipal de Educação, Arlen Faustino.

Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas