Home / Comunicação / Áreas técnicas de Saúde e Finanças da CNM atendem prefeitas de Canápolis (BA) e Sinimbu (RS)

Notícias

01/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Áreas técnicas de Saúde e Finanças da CNM atendem prefeitas de Canápolis (BA) e Sinimbu (RS)

Marco Melo/CNMAs prefeitas de Canápolis (BA), Myriam Teixeira, e de Sinimbu (RS), Sandra Backes, receberam atendimento técnico na Confederação Nacional de Municípios (CNM), na tarde desta segunda-feira, 1º de julho. A entidade recebe e orienta gestores no espaço Lounge Municipalista, área reservada aos filiados, com estrutura como salas de reuniões, projetores e computadores.

No âmbito do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a gestora gaúcha pediu apoio da Confederação para que haja mudanças nos coeficientes, o que determina a quantia a ser recebida pelos entes. Até 2020, os atuais índices serão mantidos, mas, com a atualização do Censo Demográfico pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no próximo ano, a tendência é de queda na população no Município de Sinimbu. “Com isso, devemos cair do coeficiente 0,8 para o 0,6. É uma perda muito grande, de R$ 2 milhões por ano”, explicou a prefeita.

Para evitar que a redução de receita cause ainda mais prejuízos a Municípios na mesma situação, a proposta da prefeitura de Sinimbu é que sejam criados índices intermediários, como 0,7. “O tamanho das famílias reduziu muito no Brasil. Além disso, os jovens saem para estudar nos grandes centros e não retornam”, avalia a prefeita Sandra Backes. A vereadora do Município Ivoni Henn também participou do atendimento.

Canápolis (BA) Marco Melo/CNM
A prefeita de Canápolis (BA), Myriam Teixeira, buscou esclarecimentos na área de Saúde. Por isso, foram apresentadas as portarias de consolidação das normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde. A gestora municipal pontuou a dificuldade comum de entender o linguajar técnico desse tipo de documento.

Para auxiliar os Municípios, a CNM emite notas técnicas, pareceres e outras análises relativas a temas diversos. Na aba Biblioteca, no portal da entidade, é possível filtrar por categoria, formato, ano e coleção.

A supervisora do núcleo de Desenvolvimento Econômico da CNM, Thalyta Alves, e os técnicos das áreas de Saúde e Estudos Técnicos, respectivamente, Adriana Araújo e Hilton Leal fizeram os atendimentos no Lounge Municipalista. A área é reservada para atendimentos e reuniões com prefeitos, vereadores e demais gestores que visitam a entidade.

Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias
Foto: Marco Melo/CNM


Notícias relacionadas