Home / Comunicação / Arena técnica traz apresentação de inovações na área de transferência de recursos

Notícias

10/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Arena técnica traz apresentação de inovações na área de transferência de recursos

10042019 Foto01 Arena1Em busca de conhecimento e inovação para levar Municípios, prefeitos e representantes locais lotaram a sala 1 da programação paralela da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios na manhã desta quarta-feira, 10 de abril.

Na oportunidade, foram apresentadas as Soluções Mais Brasil, que são ideias dos quatro grupos vencedores do Desafio Mais Brasil, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no início do ano. A prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Brito, que compôs a mesa, reforçou a importância de os prefeitos inovarem e buscarem novas alternativas. “Eu sobrevivi para vivenciar o primeiro hackathon do Desafio + Brasil. Eu começo a acreditar a partir desse movimento do Desafio que o Brasil está mudando. Se continuarmos juntos, o quanto não podemos mudar no Brasil? O que temos para oferecer para o Brasil, é nesse caminho que eu quero acreditar”, finalizou.

Representantes dos grupos Chat Bot, Unifacens, Bi + Municípios, Gripo Data + Brasil e Grupo Projeto AI apresentaram o resultado de seus projetos que visam a melhorar as transferências públicas para os Municípios. “Foi interessante levar esse assunto em uma maratona. Colocar as pessoas para conversar com as cidades, os prefeitos, o cidadão e planejar políticas públicas para o cidadão”, disse Alexandre Nasiasene, diretor de desenvolvimento de negócios do Espaço Multiplicidade.

Em seguida, os grupos vencedores realizaram a apresentação de seus projetos, sendo bastante questionados pelos participantes a respeito do custo de implementação nos Municípios. Observando as explicações da prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela Brito, colocou à disposição o seu Município para a implementação de alguns dos projetos. “Desafio ainda os prefeitos que aqui estão para que nós, que estamos aqui, possamos iniciar isso. Se gostaram dessas inovações e tiverem disponibilidade, será muito importante. Contamos com a colaboração de vocês para essa construção em conjunto”, finalizou.

Agora, o desafio Mais Brasil passa para outra etapa. Serão realizadas reuniões quinzenais por três meses que vão auxiliar os grupos a saírem com as ideias lapidadas e prontas para a implementação nos Municípios.

Inovação em pauta
10042019 Foto02 Arena1Ainda falando em inovação, a assistente do projeto UniverCidades na CNM, Jasmim Madueno, apresentou o Projeto, que é uma Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal que visa a contribuir para o fortalecimento de capacidades locais de implementação de políticas públicas. “Inovação não significa apenas falar em tecnologia, mas, também, a criatividade na melhora da gestão através de novas formas de trabalho”, completou.

Promovido pela entidade, em parceria com a União Europeia, o projeto traz o Prêmio MuniCiência, que identifica as cinco experiências inovadoras. As inscrições para o prêmio já estão abertas, podendo ser feitas pelo site: www.municiencia.cnm.org.br

Por: Lívia Villela
Fotos: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas