Home / Comunicação / Aroldi marca presença na abertura do Fórum Nacional de Controle

Notícias

03/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Aroldi marca presença na abertura do Fórum Nacional de Controle

03122020 forum tcu 1 O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, marcou presença na abertura da 4ª edição do Fórum Nacional de Controle do Tribunal de Contas da União (TCU), realizada na manhã desta quinta-feira, 3 de dezembro. A abertura dos trabalhos contou ainda com a presença de diversas autoridades, dentre ministros, o presidente e o vice-presidente da República, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, e a próxima presidente do Tribunal, Ana Arrais.

O evento virtual foi aberto pelo ministro do TCU Augusto Nardes, idealizador da iniciativa. Ele ressaltou a Inovação em prol da Educação no Brasil, tema do evento deste ano. "Tenho convicção de que a governança é um dos pré-requisitos para colocar o nosso país na rota do crescimento econômico. Considero o desenvolvimento fundamental, e a base do desenvolvimento é a inovação. Então é necessário que a inovação tenha uma adequada educação da população e a existência de um clima de confiança", disse.

Nardes também destacou cartilha – produzida em parceria com a CNM – que será distribuída pela Confederação aos prefeitos eleitos. "Nós preparamos, juntamente com a Confederação Nacional de Municípios, uma grande cartilha, que vamos lançar agora a tarde, durante debate", mencionou Nardes. Aroldi participará do lançamento da cartilha.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enalteceu a iniciativa e falou dos muitos desafios a serem enfrentados, como o de capacitar e oferecer inclusão digital em todo o ensino público, por meio de acesso às tecnologias de informação e comunicação. "A inclusão digital, sobretudo após o isolamento social pela Covid-19, impele o Estado Braileiro a uma união de esforços pela educação do país", afirmou Aras.

Revolução 4.0
"Com a revolução 4.0, a inclusão digital equipara-se ao letramento. A alfabetização e a inclusão digital caminham juntas no favorecimento ao futuro do setor produtivo", destacou ainda o PGR. Ele mencionou também a necessidade de se oferecer patamares mínimos de igualdade de oportunidades com amplo acesso à educação digital, assim como projetos pedagógicos e treinamento ao corpo docente dos 5.568 Municípios do país.

"No Brasil, muito se fez, nas últimas décadas, para promover a inclusão e o acesso de pessoas às etapas mais básicas do ensino, mas, ainda há muito o que fazer, devendo o debate evoluir para a questão da aprendizagem efetiva. É inconcebível que, em pleno século XXI, 11,3 milhões de brasileiros, ou seja, 6,8% da população seja analfabeta. Mais alarmante, porém, é o fato de que quase ⅓ dos cidadãos sejam considerados analfabetos funcionais", destacou o presidente do TCU, José Múcio.

03122020 forum tcu 15Dificuldades
Ele também alertou que essas pessoas encontrarão dificuldades em um mundo cada vez mais tecnológico. Múcio afirmou ainda que a pandemia trouxe mudanças, não executadas por apegos aos processo, que se aplicam às relações sociais, trabalhistas e educacionais. "São esses os caminhos para se gerar mais valor público, responder de forma efetivas às necessidades e às demandas sociais e alcançar uma educação pública de qualidade. Talvez, o maior dos objetivos públicos, pois somente a educação tem poder de erradicar a pobreza e melhorar a vida das pessoas", sinalizou o presidente do TCU.

O presidente da República destacou que é "em fóruns como esse que se discute o futuro do país". Encerrada a abertura, deu-se início ao primeiro debate, que contou com a participação dos ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia, Milton Ribeiro e Marcos Pontes. Dividido em painéis, o evento propõe discutir os desafios, as perspectivas e as boas práticas da educação digital; e as soluções inovadoras para a educação, tendo como experiência o que está sendo vivenciado na pandemia. O evento ocorre até esta sexta-feira, 4, com transmissão ao vivo pelo canal do TCU no Youtube.

Por Raquel Montalvão
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas