Home / Comunicação / Arte na Parada é segunda prática destacada pela CNM em comemoração ao Dia Nacional da Cultura

Notícias

06/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Arte na Parada é segunda prática destacada pela CNM em comemoração ao Dia Nacional da Cultura

Prefeitura Rio GrandeO projeto Arte na Parada – desenvolvido pelo Município de Rio Grande (RS) – é a segunda iniciativa destacada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) na semana de comemoração do Dia Nacional da Cultura, que foi lembrado nesta segunda-feira, 5 de novembro. A entidade tem divulgado boas práticas promovidas pela gestão municipal e iniciativas inspiradoras de diversas possibilidades de atuação no campo da Cultura.

Realizado desde 2017, o projeto Arte na Parada busca promover um museu a céu aberto nas paradas de ônibus da cidade. A iniciativa foi uma das vencedoras do Prêmio Municiência, promovido pela CNM e concedido em maio deste ano. O projeto é executado pela Secretaria Municipal de Cultura da prefeitura de Rio Grande, por meio de edital público que seleciona propostas de artistas locais interessados em mostrar sua arte nos pontos de ônibus.

O objetivo do projeto é buscar solução inovadora para o problema da depredação e desgaste dos abrigos de ônibus. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Acessibilidade também participa do processo seletivo e disponibiliza recursos financeiros do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte para impulsionar as ações. A iniciativa também tem o apoio dos Conselhos Municipais de Política Cultural e de Transportes e Trânsito, além da comunidade e de artistas locais.

Prefeitura Rio GrandeA execução total do projeto prevê quatro fases com a seleção de artistas, escolha dos locais contemplados e ajuda de custo por obra de artistas selecionados. A primeira etapa foi em 2017, e priorizou 100 paradas de ônibus com a arte do grafite de dez artistas, inspirados pela natureza local e pelo mote da comemoração dos 280 anos do Município. A partir da segunda fase - já iniciada em 2018 – até a última - prevista para acabar em 2019 -, serão contemplados mais 320 abrigos de ônibus.

Situação
“Havia muita depredação e pichações nos abrigos de ônibus, gerando um aspecto muito feio para a cidade. A partir do projeto, aconteceu um fenômeno de respeito à arte, e as pichações cessaram onde existe uma intervenção artística”, afirma o Secretário Municipal de Cultura de Rio Grande, Ricardo Freitas. As secretarias municipais responsáveis pelo projeto estimam que sejam economizados, aproximadamente, R$ 100 mil por ano, o que anteriormente era gasto com a reparação de abrigos de ônibus depredados.

A Área Técnica de Cultura da CNM evidencia o projeto pela forma como a prefeitura de Rio Grande encarou o problema da depredação dos abrigos de ônibus como um problema de âmbito cultural. “O que para muitos pode ser entendido como dissociado da esfera cultural, na verdade, se trata da maneira como a população aprende ao longo da vida a se relacionar com o espaço público”, explica a técnica de Cultura da entidade, Ana Clarissa Fernandes. Ela compreende que essa inciativa, assim como as demais práticas divulgadas nesta semana, trabalha a transversalidade da Cultura e impacta outros setores da política pública, como, por exemplo, educação e mobilidade urbana.

ArteInformações
O projeto – que não deixa de ser também de educação patrimonial -, ao apostar na arte como estratégica para enfrentar esse problema, também fomenta e valoriza o trabalho de artistas locais e promove o fortalecimento das relações de pertencimento e de afeto da população para com o seu patrimônio público, estimulando a sua preservação.

Quer saber mais sobre o projeto Arte na Parada? Assista ao vídeo aquiO projeto fez a sua parte, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, 9, 11, 12, 15 e 17. Se seu Município tem alguma boa prática que trabalha com a Cultura para intervir em problemas que são também de outros setores de políticas públicas, compartilhe conoscoQuer saber como a CNM pode ajudar a sua gestão da Cultura? Acompanhe o nosso trabalho através do site www.cultura.cnm.org.br ou entre em contato por meio do e-mail cultura@cnm.org.br e do telefone (61) 2101-6053.

Foto: Prefeitura de Rio Grande (RS)/Divulgação
Da Agência CNM de Notícias

Leia mais: CNM celebra o Dia Nacional da Cultura com a divulgação de boas práticas municipais

 


Notícias relacionadas