Home / Comunicação / Atenção gestores municipais: central de atendimento 0800 do FNS volta a operar

Notícias

13/09/2018

Compartilhe esta notícia:

Atenção gestores municipais: central de atendimento 0800 do FNS volta a operar

06092016 telefone GovPR destaqueConquista para os Municípios. Depois de um ano desativada, a central de atendimento do Fundo Nacional de Saúde (FNS) voltou a operar. O atendimento será realizado por meio do telefone 0800 644 8001, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h. Por esse canal de atendimento, o usuário obtém informações sobre repasses, propostas, convênios e sistemas do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) comemora a retomada do atendimento e explica que recebeu diversas reclamações de gestores municipais por conta das dificuldades no manuseio do sistema de cadastro de emendas no portal do Fundo e dúvidas quanto aos repasses da saúde.

Diante da situação, por meio de oficio, a CNM solicitou a disponibilização de um informativo sobre o processo de cadastramento de propostas com o passo a passo. Além disso, a Confederação reforçou no documento a necessidade do retorno imediato do serviço de 0800 do FNS, pois os Municípios estavam sem suporte técnico e poderiam perder recursos.

A CNM destaca que o acesso à informação por meio do 0800 se torna fundamental para os Municípios. Essa se torna uma opção que encurta as distâncias e leva a informação mais rápido a quem precisa.

Confira aqui o oficio protocolado pela entidade.

Utilização do serviço
De acordo com o FNS, ao utilizar esse canal, o usuário deve identificar-se, informando o nome, telefone e e-mail de contato. Para obter informações sobre repasses, deve informar ao operador o Estado, o Município, e o programa ou ação objeto do repasse.

Além das respostas aos questionamentos relacionados a recursos para ações e serviços de saúde, o usuário recebe também orientações sobre como obter informações diretamente no portal FNS. Se for identificada a necessidade de consulta às áreas internas do FNS, o solicitante receberá as informações por e-mail.

Consulta de Repasses
No portal FNS estão disponíveis diversas consultas de repasses de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o portal FNS é uma importante fonte de consulta para fundos estaduais e municipais de saúde, instituições públicas e privadas, entidades sem fins lucrativos, órgãos de controle, prestadores de serviço, gestores, técnicos e diversos profissionais da área de saúde.

As informações estão disponíveis na página inicial, no menu superior do portal FNS. No local, podem ser consultados os repasses diários feitos pelo Fundo e informações detalhadas sobre transferências fundo a fundo ou referentes a convênios, TED e Termos de Cooperação.

O portal FNS oferece ainda acesso a sistemas como Ambiente Parlamentar, Gerenciamento de Objetos e Propostas e Pesquisa de Equipamentos e Materiais Permanentes Financiáveis para o SUS.

Canais de atendimento
Além do atendimento telefônico por meio do 0800 644 8001, o FNS oferece atendimento nas modalidades web e presencial. O atendimento web é feito por meio do preenchimento de um formulário no portal FNS.

Já o atendimento presencial é realizado nas instalações do FNS, em Brasília, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e pode ser agendado por meio do mesmo formulário utilizado no atendimento web.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do FNS


Notícias relacionadas