Home / Comunicação / Auditor do TCU contribui com o projeto Contabilizando Parcerias da CNM

Notícias

13/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Auditor do TCU contribui com o projeto Contabilizando Parcerias da CNM

CNMO auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) Renato Chaves é quem dá a dica da semana no projeto Contabilizando Parcerias. Idealizada pela área de Contabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a campanha tem o objetivo de divulgar vídeos com boas práticas com a temática Notas Explicativas de Balanços Públicos Municipais.

Além de auditor federal, Chaves também é professor, com muitos anos de experiência dedicados à área de contabilidade pública. Dessa forma, reconheceu a importância das Notas Explicativas para o entendimento das Demonstrações Contábeis por parte dos usuários da informação contábil.

A dica do servidor federal enviada à CNM apresenta inicialmente a definição de Notas Explicativas segundo a doutrina contábil, além de descrever seus objetivos, demonstrando a origem das informações contidas nas notas. De forma didática, ele mostrou exemplo da utilização das Notas Explicativas para explicar a peça do Balanço Orçamentário inserida no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCasp).

O professor ainda explicou a importância de descrever em Notas Explicativas as diferenças existentes entre a fixação da despesa (dotação inicial), atualização dessa autorização (correção dos valores iniciais), e a execução do orçamento através das etapas de despesas públicas (empenho, liquidação e pagamento), como forma de auxiliar a melhor compreensão dos atos e fatos que deram causa a tais resultados. Segundo Chaves, esse fato é típico dessas notas e, portanto, digno de esclarecimentos onde sejam relatadas a limitação de empenho, seja por contingência ou insuficiência de arrecadação.

Contabilizando Parcerias
A campanha Contabilizando Parcerias segue até o fim de março integrando contadores públicos municipais, especialistas e usuários na troca de experiências e orientações sobre as Notas Explicativas de Balanços Públicos. Para participar, basta enviar um vídeo gravado na horizontal para o e-mail: imprensa@cnm.org.br ou pelo Whatsapp (61) 99977-4508.

Para acessar os vídeos, clique aqui.

Da Agência CNM de Notícias
Imagem: Marco Melo/CNM

 


Notícias relacionadas