Home / Comunicação / Autorizada reabertura dos parques nacionais; portaria estabelece requisitos

Notícias

26/08/2020

Compartilhe esta notícia:

Autorizada reabertura dos parques nacionais; portaria estabelece requisitos

Arquivo ICMBioO Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou nesta quarta-feira, 26 de agosto, portaria que autoriza a reabertura dos parques nacionais para visitação. As unidades de conservação (UCs) federais estavam fechadas desde março em razão da pandemia do novo coronavírus.

Para evitar a disseminação da Covid-19 e garantir medidas sanitárias e a segurança dos visitantes, a Portaria 890/2020 do órgão impõe alguns requisitos. Entre esses, cobrar o uso obrigatório de máscaras durante a visitação, disponibilizar álcool 70%, manter ambientes ventilados, promover a limpeza e desinfecção dos ambientes de uso comum e realizar o controle do número de visitantes.

Ainda de acordo com a normativa, a reabertura dos parques deve ocorrer de forma gradual e monitorada, seguindo os protocolos estabelecidos por Estados e Municípios em que se encontra localizada a UC. A lista das que estão funcionando é disponibilizada pelo próprio ICMBio. De acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (Cnuc), existem, no Brasil, 74 parques nacionais, distribuídos por todas as regiões.

Desenvolvimento econômico sustentável
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reconhece a importância dos parques nacionais para a preservação do meio ambiente e a prática sustentável do turismo de aventura ou ecoturismo, turismo de experiência e outros segmentos, que contam com a natureza como principal motivo da viagem. A visitação a esses locais favorece não só o contato e a valorização da biodiversidade, como também movimenta a economia dos Municípios que circundam as unidades.

O grande desafio para a administração pública municipal é desenvolver um turismo responsável, com a conservação das áreas naturais, baixo impacto ambiental e o engajamento comunitário. Isso porque as atividades turísticas, feitas de forma planejada e responsável, podem impactar positivamente prestadores de serviço e o comércio local, promovendo o desenvolvimento econômico das comunidades, e garantir a manutenção dos espaços. Para construir políticas públicas permanentes, o momento é ideal, já que o número de visitantes está reduzido e essa pode ser a oportunidade de envolver a população e conscientizar os turistas.

Confira a lista dos parques nacionais que já foram reabertos no site do ICMBio.

Da Agência CNM de Notícias

Foto: Arquivo ICMBio


Notícias relacionadas