Home / Comunicação / Bate-Papo com a CNM: Municípios compartilham experiências em live

Notícias

23/04/2021

Compartilhe esta notícia:

Bate-Papo com a CNM: Municípios compartilham experiências em live

23042021 card bate papo cnm inovajuntosO Bate-Papo com a CNM desta sexta-feira, 23 de abril, apresentou um consórcio selecionado e três Municípios que têm menção honrosa para a primeira etapa do projeto InovaJuntos. Ao abrir a transmissão, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o supervisor da área Internacional da CNM, Maurício Zanin, lembrou que as ações, em pouco tempo, já trouxeram grandes lições e aprendizados. 

Entre eles, a criação do que o projeto chama de menção honrosa. “Tivemos Municípios que estavam muito bem, alguns que estavam pedindo ajuda e outros que precisavam melhorar, que precisavam fazer uma atuação mais intensiva na resolução de problemas internos utilizando a cooperação internacional para auxiliá-los. Estes entraram como menção honrosa e também trabalham com a gente todas as semanas discutindo projetos internos, apresentando soluções e criando parcerias para que a inovação ocorra junto entre Municípios brasileiros e portugueses”, reforça.

O projeto conta com a parceria do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) em Portugal, que vai atuar em conjunto para cooperar com os Municípios brasileiros. “Foram identificadas 12 instituições que vão fazer parte do projeto para essa troca de experiências. Todos os Municípios que foram selecionados e receberam menção honrosa vão, na próxima semana, começar a interagir com os Municípios portugueses e, assim, poderão conhecer um pouco das práticas que estão acontecendo nas localidades”, disse a especialista em Inovação do Projeto InovaJuntos na CNM, Isabella Santos. 

Participação dos Municípios
Durante a live, os representantes dos Municípios e do consórcio público tiveram a oportunidade de partilhar um pouco sobre os projetos por eles apresentados ao InovaJuntos, seja por menção honrosa ou como integrante do projeto.

23042021 inovajuntos consorcio cnm

O primeiro deles foi do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (SC), compartilhado pelo diretor executivo do Consórcio, Cleones Hostins. “Desde o começo temos repetido que já o movimento para a inscrição foi fantástico para a gente revisar e resgatar o nosso trabalho, trazendo os Municípios para o projeto, reavaliando o que temos que fazer. Se faz muito dentro dos Municípios, se produz muito e isso, às vezes, acaba ficando de lado e não documentamos. O processo de inscrição foi importante para resgatar o que tínhamos para oferecer”, lembra. 

Em seguida, o prefeito de Aiuaba (CE), Ramilson Moraes, compartilhou a boa prática implementada na localidade. “Em visita às comunidades rurais, identificamos o grande problema de famílias que estavam consumindo água sem qualidade, onde se geram doenças e uma série de consequências, ocasionando, por exemplo, mais despesas na saúde e na educação. Então, priorizamos esta área e hoje podemos dizer que universalizamos a água no Município. Já temos 83% da área do Município atendida com qualidade”, complementa o gestor municipal. 

Participante das reuniões semanais, a representante do Município de São Bento do Sul (SC), Thaís Viero, lembrou que a movimentação para o projeto foi grande. “Fizemos um diagnóstico de todo o Município, promovemos uma interação entre todas as secretarias, conhecendo a nossa localidade e entendendo o nosso ponto de partida, nossos problemas e o que de bom estava acontecendo já no Município. As reuniões semanais rendem muito e acredito que vamos conseguir avançar. Já conseguimos ver que não só o nosso Município tem problemas, como os outros também têm”, reforça. 

Trabalhando no projeto com menção honrosa, o Município de Viana (ES), é uma das localidades que mais cresce no Estado. O secretário de desenvolvimento econômico do Município, César Albanes, reforça que o objetivo é continuar o desenvolvimento sustentável. “O desenvolvimento visa incorporar à nossa população gerando emprego e renda, com incentivo ao emprego formal e ao artesanato. Queremos criar oportunidades para que famílias saiam do Cadúnico, do governo federal, desenvolvendo o empreendedorismo. Por isso, estamos muito animados, vamos, inclusive, construir um laboratório de inovação em políticas públicas no Município”, finaliza.

23042021 inovajuntos isabella cnm

InovaJuntos
Todas as ações que integram o projeto InovaJuntos estão disponibilizadas no portal do projeto. O projeto é uma parceria entre a CNM e o Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal, com o financiamento da União Europeia. O projeto visa fortalecer o desenvolvimento urbano por meio do fomento da inovação nas políticas públicas municipais, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).

Confira como foi o Bate-Papo com a CNM:

Por: Lívia Villela

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas